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Projeto: OCEANERA/0004/2016

Designação do projeto: SE@PORTS - Energia Sustentável em Portos Marítimos
Código do projeto: OCEANERA/0004/2016
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Data de início: 2017-01-16
Data de conclusão: 2019-06-30
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 91.742,26 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 91.742,26 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 91.742,26 EUR
Apoio Financeiro Global
Orçamento de Estado: 91.742,26 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 91.742,26 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 91.742,26 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos e Atividades
O projeto SE@PORTS visa avaliar o potencial da instalação de conversores de energia das ondas em quebramares portuários e tem os seguintes objetivos: (i) caracterizar duas instalações portuárias, que funcionaram como casos de estudo; (ii) selecionar tecnologias de conversão da energia das ondas (TRL>3) para instalação em quebramares; (iii) criar e desenvolver novos sistemas híbridos, versáteis, eficientes e de baixo custo, para aproveitar a energia das ondas em quebramares; (iv) desenvolver e aplicar modelos numéricos na otimização desses novos sistemas, incluindo a avaliação da sua eficiência no aproveitamento da energia das ondas e o seu impacto no quebramar, em termos de estabilidade e funcionalidade; e (v) reproduzir à escala os conceitos mais promissores e testá-los em tanque de ondas para validar os resultados numéricos e os efeitos positivos resultantes da sua integração nos quebramares que funcionam como casos de estudo.
Resultados Esperados/Atingidos
Os objetivos do projeto foram atingidos. A caracterização multiparamétrica (infraestruturas portuárias, consumo de energia, condições locais) dos casos de estudo foi realizada e as tecnologias de conversão da energia das ondas mais promissoras para aplicação em quebramares foram selecionadas e combinadas num inovador sistema híbrido que combina o princípio da coluna de água oscilante com o do galgamento.
O projeto de integração do sistema híbrido nos quebramares procurou evitar impactos negativos na estabilidade e funcionalidade da estrutura. Os conversores, depois de otimizados numericamente, foram reproduzidos à escala e testados em canal e tanque de ondas. Os resultados mostram que: o sistema híbrido tem melhores desempenhos que as tecnologias que o constituem e para uma extensa gama de períodos de onda, o impacto na estabilidade do quebramar é limitado, há uma melhoria no comportamento global da estrutura em relação aos galgamentos.
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