Objetivos e Atividades
O STRIDE está centrado na excelência em I&D nas áreas de atuação do SYSTEC e CMUP, organizados para permitir a rápida transição de seus resultados de I&D para inovações disruptivas que promovem a agenda de especialização inteligente da região NORTE de Portugal. Investigação fundamental em novos paradigmas de controlo, otimização e estimação constitui o núcleo central a ser projetado através de processos de engenharia de sistemas em articulação com ciências de computação, nomeadamente "machine learning", através de sistemas ciberfísicos nas seguintes vertentes:
1. Veículos robóticos em rede,
2. Energias renováveis e mobilidade integrados,
3. Sistemas Avançados de Produção,
para além das áreas da saúde e de gestão recursos naturais por forma a assegurar a sustentabilidade ambiental. A investigação científica a ser realizada endereçará as prioridades nacionais e envolverá o diálogo bidirecional com os stakeholders e utilizadores.
Resultados Esperados/Atingidos
O STRIDE contribui para a definição das bases e conjeturas para o controlo impulsional, estimação distribuída, bem como esquemas de controlo preditivo não tradicionais tendo em vista responder aos desafios colocados pela crescente complexidade emergente no domínio das aplicações que implica a necessidade de processar grande quantidade de dados.
Assim, se pelo lado conceptual importa obter condições não degeneradas, bem como que apoiem aproximações computáveis, pelo lado das aplicações, impõe-se a necessidade da definição de arquiteturas de estimação distribuída e de controlo para sistemas heterogéneos multi-agente com dinâmicas de velocidades muito diferenciadas. As classes de aplicação a considerar consistem no comando e controlo para a coordenação de múltiplos veículos robóticos heterogêneos, sistemas de gestão de recursos renováveis, sistemas de energia renovável interligados e sistemas de produção avançada.
|