Objetivos e Atividades
O Projeto AIProcMat@N2020 visa promover um modelo de desenvolvimento económico regional baseado em estratégias de especialização inteligente, em particular a modernização tecnológica das indústrias química e petroquímica, com contribuições para as indústrias farmacêutica, química fina e de aromas e fragrâncias, envolvendo o desenvolvimento de Key Enabling Technologies para melhorar a eficiência e a qualidade nestes setores fundamentais da Região Norte de Portugal.
O projeto é liderado pelo Laboratório Associado LSRE-LCM, com dois parceiros institucionais: FEUP e IP Bragança. Está organizado em duas linhas de investigação:
RL1. Processos Avançados e Valorização de Produtos Naturais
1.1 Processos avançados
1.2 Valorização de produtos naturais
RL2. Meio Ambiente Limpo, Energia Sustentável e Produtos Químicos
2.1 Tecnologias Ambientais
2.2 Combustíveis e produtos químicos do sol e biomassa
2.3 Materiais de carbono nanoestruturados
Resultados Esperados/Atingidos
O projeto visa o crescimento da Região Norte de Portugal por:
- contribuir para o desenvolvimento económico sustentável, pela modernização e atualização tecnológica de setores industriais (químico, petroquímico, farmacêutico, etc.);
- criar emprego científico, garantindo o desenvolvimento da ciência e sua sustentabilidade;
- contribuir para o bem-estar das populações presentes e futuras;
- aumentar do conhecimento tecnológico e da visibilidade da ciência, contribuindo para a atração de investimentos industriais.
A RL1 visa o desenvolvimento de tecnologias avançadas de separação/mistura/reação, com aplicações em produtos ecologicamente corretos e valorização de produtos naturais.
A RL2 visa o desenvolvimento de metodologias para um ambiente limpo e de tecnologias catalíticas de última geração, em áreas-chave para o desenvolvimento sustentável. |