Nome: | Mariana Curado Malta |
Sigla: | MCM |
Estado: | Ativo |
R-001-VHF |
Telf.Alt.: | 22 508 1748 |
Voip: | 3025 |
Salas: | I132 |
|
Cargo | Data de Início |
---|---|
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso - Mestrado em Ciência da Informação | 2025-05-16 |
Mariana Curado Malta (n. Porto, 1969) é professora da área de sistemas de informação no Departamento de Engenharia Informática da FEUP, e investigadora integrada no INESC TEC no grupo Humanise.
Formou-se na FEUP em ‘Eng. Eletrotécnica e Computadores’ em 1992, e em 1996 terminou o Mestrado em ‘Génie Logiciel et Informatique Industrielle’ na Escola de Engenharia em Brest (França). Doutorou-se em 2014 em Tecnologias e Sistemas de Informação na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O seu trabalho de doutoramento versou sobre o contributo metodológico para o desenvolvimento de perfis de aplicação no contexto da Web Semântica, tendo como orientadora as Professoras Ana Alice Baptista (UMinho) e Cristina Parente (FLUP).
No seu percurso de investigação participou em projetos relacionados com a criação de contextos para a publicação de Linked Open Data na Web Semântica, a gestão de dados, a gestão de conhecimento, e a transição digital. Mais recentemente está envolvida num projeto financiado pelos fundos PRR sobre o desenvolvimento de uma ferramenta digital para a facilitação de processos de circuitos curtos no contexto da Agricultura familiar.
Tem desenvolvido trabalhos de investigação nos contextos da herança cultural (ex: arqueologia), da cultura (ex: poesia) e da Economia Solidária e Social (ex: cooperativas).
Começou a sua carreira na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (1993-2003), depois mudou-se para o Instituto Superior de Contabilidade do Porto do Instituto Politécnico do Porto (1998-2023), tendo ainda acumulado funções nos dois lugares nos primeiros anos, e recentemente (janeiro de 2024) ingressou na FEUP como Prof Auxiliar, no Departamento de Engenharia Informática na área de Sistemas de Informação.
É investigadora integrada no INESC TEC no grupo de ‘Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação’ (Humanise) desde janeiro 2024.
É membro da Ordem dos Engenheiros desde que se licenciou (1992).
|