Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Paulo Jesus: Exposição Retrospectiva
Você está em: Início > Lígia Maria Ribeiro
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Lígia Maria Ribeiro

Fotografia de Lígia Maria da Silva Ribeiro
Nome: Lígia Maria da Silva Ribeiro Ligação à página pessoal de Lígia Maria da Silva Ribeiro
Sigla: LMR
Estado: Ativo
https://www.authenticus.pt/R-002-R9E
ORCID http://orcid.org/0000-0001-9225-4590
Email Institucional: lmr@fe.up.pt
Telefone: 22 041 3857
Voip: 3857
Salas: A207

Funções

Categoria: Investigador Principal
Carreira: Pessoal Investigador das Universidades
Grupo profissional: Investigação Científica
Gabinete: Gabinete de Projetos Especiais
Unidades de Projetos Especiais: GPE - Investigadores

Apresentação Pessoal

Lígia Maria Ribeiro é Investigadora Principal na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2002.É também membro integrado do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e é vogal da Comissão Diretiva  do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade (C3P) da Reitoria.

Entre 2006 e 2014 foi pró-reitora da Universidade do Porto para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Foi vice-presidente do Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da Universidade do Porto (IRICUP) entre 2003 e 2006 e foi diretora do Centro de Informática Prof. Correia de Araújo (CICA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto de 1997 a 2002.

Lígia Maria Ribeiro concluiu em 1977 a sua licenciatura em Matemática Aplicada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e é doutorada em Ciências de Engenharia pela Universidade do Minho.

Exerceu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) atividade docente e de investigação entre 1978 e 1988, na secção de Ciências Matemáticas do Grupo de Matemática Aplicada. Em 1988 ingressou na carreira de investigação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Nesta faculdade lecionou nos mestrados em Engenharia do Ambiente e em Gestão de Informação.

Desde 1998 que representa a Universidade do Porto na organização EUNIS (European University Information Systems), sendo membro da direção desta organização desde 2000. Foi Vice-Presidente da EUNIS entre 2002 e 2004 e Presidente entre 2004 e 2006. 

É membro do Task Group Best Practice/DRIS da European Organization for International Research Information (euroCRIS) desde 2014.

Desde 2009 que é membro da direção do Leadership Board for CIO’s criado pelo The Chronicle of Higher Education e o Dr. Michael Zastrocky.

Foi membro do comité técnico (TTC) da TERENA (The Trans-European Research and Education Networking Association) entre 2008 e 2011. 

Em 7 de Fevereiro de 2013 foi designada representante do CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) no Conselho Geral da FCCN. Entre setembro de 2014 e setembro de 2015 representou o CRUP no projeto da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) PT-CRIS (Portuguese Current Research Information System), que visa a criação de um sistema de informação de gestão de Ciência em Portugal.

É membro profissional da ACM (Association for Computing Machinery) desde 1997. Nesse ano constituiu o Núcleo Estudantil da ACM da FEUP, tendo promovido anteriormente, em 1994, a participação anual da U.Porto no concurso internacional de programação ACM-SWERC (ACM Southwestern Europe Programming Contest).
 
Os seus interesses de investigação centram-se na Simulação Computacional, Computação de Elevado Desempenho, Sistemas de Informação, Administração Eletrónica e Espaços Informais de Aprendizagem. 

Publicou mais de 70 trabalhos, na sua maioria em livros de atas de conferências internacionais com arbitragem, mas também em revistas internacionais com arbitragem, capítulos ou parte de livros e livros de atas de conferências internacionais, como editor. No que se refere à participação em projetos foram 20 os projetos financiados em que participou, 11 dos quais como responsável geral. O correspondente valor financiado ascende a mais de 12 milhões de euros. Foi também responsável por outros projetos da Universidade do Porto, designadamente os projetos SiFEUP e SIGARRA (Sistema de Informação para a Gestão Agregada dos Recursos e dos Registos Académicos da Universidade do Porto), o projeto Repositório Institucional, o projeto GRID e o projeto e-Learning Cafés.

Orientou estudantes de doutoramento, mestrado e licenciatura, bem como bolseiros de investigação. Participou em mais de 40 conferências internacionais como membro das comissões do programa e/ou da organização, em 5 das quais na qualidade de presidente, designadamente como presidente da comissão organizadora das conferências VECPAR'93 e VECPAR'98 e da comissão do programa da 3rd EUNIS Rectors Conference, em 2012. Apresentou 30 comunicações convidadas em eventos nacionais e internacionais.

No âmbito da sua atividade docente e pedagógica para além da lecionação, participou em 22 júris de provas académicas.

Da sua atividade de gestão, destacam-se iniciativas de relevo no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação, em particular as reconhecidas pela atribuição de prémios nacionais e internacionais.Recebeu dois prémios em relação com o sistema de informação da FEUP, o prémio Descartes 1998 e o prémio EUNIS Elite Award 2000, e um prémio no domínio do e-learning, o Jens Dørup E-Learning Award 2013.

Áreas de Interesse

  1. Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada
  2. Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Matemática para a engenharia
  3. Ciências Físicas > Ciência de computadores > Arquitectura de computadores > Computação distribuída
  4. Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação
Recomendar Página Voltar ao Topo