Código Oficial: | 6294 |
Sigla: | MESG |
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da gestão dos serviços, dando uma visão integradora dos processos da gestão dos serviços e da gestão estratégica para que a empresa possa desenvolver vantagens competitivas no mercado. A UC tem uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação a um projeto de estudo de uma empresa e à discussão de casos de estudo.
OBJECTIVO GERAL O principal objectivo da disciplina é o de preparar os estudantes para analisarem e projectarem as componentes interactivas dos sistemas, em particular da interface com os utilizadores, de uma forma adequada às suas necessidades, considerando o curto, médio e longo prazo.
OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os estudantes para analisarem sistemas interactivos, em termos de um conjunto de parâmetros quantitativos e qualitativos.
2. Preparar os estudantes para utilizarem técnicas de estudo, observação e interrogação de utilizadores suportadas na compreensão do modelo conceptual dos utilizadores de sistemas.
3. Preparar os alunos para utilizarem um processo de construção de produtos interactivos baseado numa filosofia de projecto, incluindo a avaliação dos utilizadores, concepção, prototipagem, validação, construção e manutenção.
No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- compreender a complexidade e os aspetos qualitativos dos processos de tomada de decisão, e de utilizar técnicas de estruturação de problemas e de abordagens multicritério;
- definir a estrutura e os componentes de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), bem como metodologias e técnicas para projectar e implementar SADs;
- desenvolver modelos em folhas de cálculo, e desenhar ferramentas para apoio à decisão;
- usar os conceitos fundamentais da Teoria da Decisão e da Análise Multicritério;
- desenvolver modelos, algoritmos de otimização, heurísticas e abordagens de simulação, para resolver problemas de interesse prático, em Gestão de Operações.
ENQUADRAMENTO: No contexto de mercado global, o incremento qualitativo da formação emerge como uma condição indissociável da progressiva eficácia das organizações. De facto, apesar da actual confrontação com um ambiente incerto e complexo representar um factor de instabilidade, tal situação constitui também um importante desafio à capacidade de gerir a mudança como um factor de desenvolvimento organizacional. Neste sentido é urgente formar líderes com os conhecimentos e as competências essenciais ao incremento da performance no plano da gestão do capital humano, o que permitirá mobilizar um importante potencial para protagonizar iniciativas que visem não só uma melhoria do desempenho profissional como também um sistemático aperfeiçoamento dos modos de organização do trabalho com consequências positivas sobre o comportamento organizacional, aumentando a disponibilidade dos diversos profissionais para trabalhar conjuntamente em direcção a uma visão comum.
OBJECTIVOS:
No contexto da criação de valor e da gestão, o objetivo desta unidade curricular é fornecer aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos necessários à compreensão das consequências das decisões operacionais, fornecendo competências tanto na contabilidade como na gestão financeira. Informação importante: notar por favor que a maior parte dos tópicos deste curso são apenas relevantes em idioma português uma vez que as normas contabilísticas e as normas fiscais são específicas de Portugal
O objetivo deste curso é ensinar os métodos, técnicas e melhores práticas para planear, gerir e realizar um processo de análise e especificação de requisitos de um sistema de tecnologias baseadas em serviços.
It is expected to endow the students with skills to:
1- ENQUADRAMENTO
O sucesso dos projetos e produtos de software depende não só do domínio das competências técnicas necessárias à realização das várias atividades do ciclo de vida do desenvolvimento do software, mas também, e cada vez mais, de um conjunto de capacidades e competências de gestão, comportamentais e comunicacionais, tais como competências de gestão de projeto (nas suas diversas variáveis de prazo, orçamento, âmbito, qualidade, recursos, etc.), capacidade de trabalhar em equipa, capacidade de relacionamento com clientes e capacidade de comunicação e marketing.
2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:
1.Identificar a necessidade de recurso à gestão de projetos bem como a importância do seu enquadramento estratégico;
2.Identificar os diferentes referenciais normativos e metodologias para a gestão de projetos;
3.Identificar e definir as áreas de processo e variáveis da gestão de projetos;
4. Aplicar metodologias e ferramentas de gestão de projeto e trabalho em equipa;
5. Aplicar conceitos e ferramentas de gestão da qualidade a projetos;
6. Identificar e gerir os riscos inerentes a um projeto.
3- CONHECIMENTO PRÉVIO
Conhecimento das competências técnicas necessárias ao desenvolvimento de projetos de software.
4- DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente Científica: 50%
Componente Tecnológica 50%
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área de Marketing de Serviços, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação ao desenvolvimento de um planod e marketing e à discussão de casos de estudo.
Preparar os estudantes para projetarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objetivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo. Assim devem ficar a saber utilizar modelação conceptual de informação, em particular de classes de objetos e modelo relacional, modelação da interação com os utilizadores, metodologia de projeto de engenharia informática e sistemas de gestão de bases de dados relacionais.
Esta unidade curricular tem como objetivo que os estudantes compreendam: o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações e a importância de estes se encontrarem alinhados com a estratégia da organização; o conceito de Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI) e a sua importância dentro das organizações bem como o seu papel no suporte à estratégia de negócio.
A UC tem por objetivo desenvolver conhecimentos e competências nos diferentes métodos e ferramentas de desenvolvimento e desenho de serviços, integrando uma sólida base teórica, baseada na discussão do estado de arte em termos de métodos e casos, com a sua aplicação a um projeto de desenvolvimento e desenho de serviços.
This course unit aims to endow students with the basic skills to think strategically, to develop a specific business and corporate strategy, to understand the issues and hurdles of implementation, in order to play a role in a given company's competitiveness.
Transmitir os principais conceitos e metodologias de gestão do relacionamento com o cliente assim como as principais normas, tecnologistemas que permitem às organizações manter e aprofundar o relacionamento com os seus clientes.
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de recursos, conceptuais e instrumentais, para a realização de projetos de investigação no âmbito das Ciências Sociais. Os conteúdos a abordar inserem-se em dois domínios gerais: o enquadramento histórico e epistemológico da investigação em ciências sociais e a compreensão das diversas etapas do processo de investigação.