O Mestrado em Bioengenharia vem dar continuidade de formação à Licenciatura da mesma área, e garante a formação especializada, interdisciplinar e transversal que a Bioengenharia exige, num ambiente multicultural complementar.
O principal objetivo é a formação especializada de estudantes no sentido de abordar de uma forma multidisciplinar problemas complexos de biomedicina e de biotecnologia industrial sob as perspetivas da engenharia dos dispositivos, de processos e da engenharia molecular, promovendo a capacidade de compreensão sistemática num domínio específico. Pretende-se que os graduados sejam capazes de conceber, projetar, implementar ou manter sistemas e serviços em domínios específicos da Bioengenharia. Pretende-se também assegurar que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e experimentais avançados num no limitado de técnicas de investigação, para desenvolver capacidades de realização de investigação científica de alto nível.
O Mestrado em Ciência da Informação (MCI) proporciona uma formação avançada em Ciência da Informação dirigida a quem deseja prosseguir uma carreira profissional ou de investigação nesta área. Este mestrado é da responsabilidade conjunta da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
O MCI oferece uma sólida educação científica e formação tecnológica na área da informação. Garante uma excelente preparação para o exercício de uma profissão baseada na capacidade de descobrir, avaliar, organizar, fornecer acesso e preservar informação, independentemente do seu formato ou suporte, em diferentes contextos de utilização. O MCI oferece formação para atividades profissionais que podem ser desenvolvidas no contexto das mais diversas organizações, no setor público ou privado, através de relações estreitas com potenciais empregadores, via dissertações, projetos e outras formas de colaboração.
O M.EC pretende formar Engenheiros capazes de conceber, projetar e gerir sistemas, estruturas e obras de Engenharia Civil, aplicando metodologias de análise, materiais, equipamentos e processos atualizados e adequados, com respeito pela Ética, Ambiente e pelos superiores interesses da Comunidade.
O M.EMAT visa formar graduados capazes de desenvolver carreiras profissionais em qualquer área da Engenharia de Materiais. Para alcançar este objetivo, o M.EMAT confere uma formação avançada em Engenharia de Materiais, tratando o ciclo de vida completo dos materiais, com duas especializações: uma de carácter mais generalista em Materiais e outra em Metalurgia.
Assim, o M.EMAT oferece uma formação em Ciência e Tecnologia de Materiais, com incidência em: Projeto de Produto, Tecnologias de Processamento e Técnicas de Caracterização, sendo abordadas todas as classes de materiais na especialização Materiais e, com maior destaque, os materiais metálicos, no caso da especialização em Metalurgia.
Esta formação é complementada com formação em Gestão e Competências Transversais, fator de elevada importância no mundo empresarial. Pretende-se manter a forte ligação ao tecido empresarial, apoiando a realização de uma Dissertação em empresas da área da Engenharia de Materiais.
O Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (MEMG) é o segundo ciclo de estudos (mestrado) em engenharia de minas da FEUP. Tem como objetivo a formação de engenheiros de minas com um perfil de conceção, capazes não só de operar mas também conceber um sistema mineiro com toda a sua complexidade.
O curso de Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais tem dois objetivos principais: formar quadros superiores, detentores das competências e capacidades necessárias para desenvolver, coordenar e controlar as atividades de prevenção e proteção contra riscos profissionais nos diversos sectores da atividade económica; e contribuir para o desenvolvimento de investigação numa área técnica e cientifica multidisciplinar, socialmente sensível, posicionando a FEUP num lugar de destaque a nível internacional.
O Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG) adota uma abordagem educativa focada em conceber, desenvolver, implementar e operar sistemas de serviços, complementando a formação de base dos estudantes (licenciatura) e acrescentando competências interdisciplinares em engenharia de serviços e gestão.
O MESG tem uma abordagem de engenharia que é uma característica que o distingue de outros mestrados orientados a serviços. Esta abordagem de engenharia envolve quatro aspetos principais:
- Abordagem de sistemas, que integra pessoas, processos e tecnologias.
- Conceção e gestão de processos.
- Competências em TIC.
- Abordagem de engenharia CDIO, com um forte ênfase na aprendizagem baseada em projetos.
O MESG reúne um conjunto multidisciplinar de estudantes, na sua maioria de engenharia ou economia/gestão. De acordo com a formação de base de cada candidato, pode ser definido um plano de estudos para melhor complementar as competências anteriores.
O MESG é inteiramente ensinado em inglês.
O Mestrado em Engenharia de Software (MESW) é um curso de grau académico que pretende promover a excelência na qualificação em aspectos nucleares e avançados da Engenharia de Software, desde os seus fundamentos teóricos até à integração de tecnologias informáticas nas organizações.
O Mestrado em Engenharia de Software (MESW) está projetado para profissionais que buscam atualizar as suas competências, bem como para aqueles que pretendem adquirir novas competências e conhecimentos atuais em Engenharia de Software.
Os graduados do MESW são profissionais absolutamente indispensáveis à indústria de software, capazes de gerir projetos de grande dimensão, complexidade e restrições impostas pelo mercado. Precisamos formar pessoas capazes de estar no topo da hierarquia técnica da indústria de software mundial.
Os profissionais desta área dedicam-se à prevenção e identificação de efeitos ambientais perversos, à aplicação de tecnologias para os solucionar bem como à integração no desenvolvimento industrial e social, de soluções sustentáveis.
Promover a excelência da qualificação em aspetos centrais da engenharia do ambiente, incluindo a capacidade para projetar e implementar tecnologias preventivas, de intervenção, de abatimento e de reabilitação por forma a minorar ou a eliminar os efeitos da poluição e a diminuir a intensidade de utilização dos recursos naturais, minimizando os impactes negativos da atividade humana no Ambiente.
Através da formação abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia do Ambiente, o M.EA garante o tratamento aprofundado dos aspetos formativos essenciais. Simultaneamente, permite o aprofundamento de conhecimentos em tópicos do interesse de cada estudante através da escolha de unidades curriculares optativas.
O Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados (MECD) tem por objetivo oferecer formação científica e profissional avançada em Engenharia e Ciência de Dados e é projetado para profissionais que buscam atualizar as suas competências, bem como, para aqueles que pretendem adquirir novas competências e conhecimentos atuais em Engenharia e Ciência de Dados.
O objetivo geral do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (M.EGI) é educar profissionais que aliem uma formação de base em engenharia a uma formação avançada nas áreas da gestão industrial. O desenvolvimento da criatividade, capacidade de comunicação, liderança de equipas, empreendedorismo, espírito inovador e resiliência são também aspetos centrais da formação adquirida no M.EGI.
O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (M.EEC) tem o objetivo de formar Engenheiros de conceção e projeto, dotando os estudantes de uma formação avançada e especializada nos diferentes domínios da EEC, mantendo o espetro largo que tem caraterizado os cursos precedentes.
O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores está organizado em três especializações, cada uma das quais representa um percurso formativo coerente que contempla as competências necessárias ao domínio de especialização e corresponde a perfis de empregabilidade com reconhecida aceitação no mercado de trabalho. Assim, cada especialização tem um conjunto de unidades curriculares estruturantes comuns ao percurso formativo de todos os seus estudantes. Os grupos optativos têm como objetivo permitir aos estudantes o reforço da formação em domínios não-nucleares da especialização.
O principal objetivo do M.EIC é promover a qualificação em desenvolvimentos recentes e aspetos avançados da Engenharia Informática e Computação (EIC), com aplicação à conceção, projeto, implementação e operação de sistemas informáticos e à integração das TIC nos ambientes organizacionais, habilitando assim os seus graduados para desempenhar funções de grande responsabilidade e de liderança em contextos complexos, multidisciplinares e com foco na inovação, ou para prosseguir para doutoramento.
Para isso, oferece uma formação conciliando:
- uma formação comum nos desenvolvimentos mais recentes nas grandes áreas científicas e técnicas de EIC;
- uma formação especializada em tópicos avançados de EIC do interesse de cada estudante, via unidades curriculares (UCs) optativas e uma Dissertação;
- uma formação flexível em aspetos complementares de Gestão e Competências Transversais.
O Mestrado em Engenharia Mecânica (M.EM) destina-se a todos os licenciados que pretendam aprofundar o conhecimento e domínio de métodos e técnicas em áreas da Engenharia Mecânica, como a construção e manutenção de equipamentos; produção e gestão de energia; planeamento e gestão da produção; automação; novos materiais e novos processos tecnológicos; e desenvolvimento de novos produtos.
Tem como objetivos:
- Rejuvenescer e modernizar a formação, incrementando significativamente a densidade técnica e científica das especializações;
- Ir ao encontro das necessidades da indústria, quer nas áreas tecnológicas emergentes da mecânica, quer nas áreas de investigação acompanhando a instalação no norte de Portugal de muitos centros de desenvolvimento e unidades produtivas de várias empresas nacionais e internacionais;
- Marcar uma clara diferenciação e valorização do ciclo de estudos em relação ao Ensino Politécnico congénere, através da dimensão técnico-científica das especializações.
O Mestrado em Engenharia Química (MEQ) tem como principal objetivo formar profissionais, na área de Engenharia Química ou afins, que possam iniciar uma carreira profissional, de atividade industrial ou de investigação (entre muitas outras), com os mais altos níveis de qualidade.
Acentuando uma cultura prática de engenharia em simultâneo com a atividade de projeto, o ciclo de estudos oferece aos estudantes a possibilidade de adquirirem competências mais específicas numa das seguintes áreas (especializações): i) Processos e Produto; ii) Energia; iii) Biotecnologia; ou iv) Ambiente.
O MESTEC tem como objetivo formar profissionais com sólida preparação em Estruturas de Engenharia Civil, para uma inserção mais competitiva nos mercados de trabalho nacional e internacional.
A componente letiva e a dissertação do MESTEC asseguram uma formação robusta em métodos de análise e de dimensionamento de obras da Engenharia Civil em que as Estruturas e a Geotecnia têm forte interação. Nesta área de conhecimento, tanto a nível nacional como nos países de língua oficial portuguesa, a oferta formativa de 2º ciclo é escassa ou mesmo inexistente, pelo que o MESTEC irá suprir uma importante carência de formação especializada, enquadrando-se assim nas missões da UP e da FEUP.
O MESTEC tem como potenciais interessados o corpo técnico nacional e internacional ligado às Estruturas e à Geotecnia. Internacionalmente afigura-se como atrativo para estudantes de países onde a oferta de formação avançada e de qualidade em Estruturas e Geotecnia, a custos moderados, é reduzida.
O MIETE tem como objetivo promover a formação integrada de gestores e empreendedores através de um ensino prático ("mãos-na-massa") que, estando assente em conceitos teóricos sólidos e num acompanhamento permanente e profissional, permita o desenvolvimento de competências e conhecimentos com vista à eficaz gestão do conhecimento e inovação e ao desenvolvimento de novos negócios. Estes novos negócios, de elevado potencial, poderão ser desenvolvidos no seio de empresas existentes ou através da criação de novas empresas.
A Inteligência Artificial (IA) demonstra um grande potencial para a transformação social e para moldar a forma como percebemos o mundo e interagimos entre nós e com as máquinas. Com impacto em setores tão diversos como a saúde, indústria, finanças, mobilidade e comunicações, a IA tem aplicações numa ampla gama de operações comerciais, incluindo o apoio à decisão, manutenção preditiva, marketing, criação de conteúdos, eficiência logística e apoio à elaboração de políticas públicas.
O nosso mestrado aborda os desenvolvimentos mais recentes no domínio da IA, oferecendo uma grande variedade de unidades curriculares. Reconhece ainda as implicações éticas e sociais do progresso da IA, explorando questões como a privacidade, a transparência e a responsabilidade.
Criado para licenciados e profissionais com background em inteligência artificial, ciência de dados, engenharia informática, ciência de computadores e áreas afins.
O Mestrado em Mecânica Computacional (especializações em Sólidos e Fluidos) oferece uma formação interdisciplinar que combina princípios de engenharia e métodos computacionais avançados. Os estudantes adquirem conhecimentos em modelação numérica, técnicas de simulação e aplicação de ferramentas computacionais para resolver problemas complexos de engenharia em sólidos, fluidos e domínios interdisciplinares. O programa dá ênfase aos fundamentos teóricos e às aplicações práticas, preparando os Mestres para a indústria, a investigação e as carreiras académicas.
A formação é abrangente em mecânica computacional, cobrindo tópicos como métodos de elementos finitos, dinâmica de fluidos computacional e análise estrutural. Os estudantes participarão em projetos práticos, investigação em colaboração e exposição a práticas industriais. O currículo foi concebido para desenvolver competências em modelação, formulação, análise e implementação de ferramentas de simulação.
O Mestrado em Multimédia é um curso de grau académico direcionado a estudantes e profissionais de múltiplas áreas do conhecimento que procuram solucionar os desafios de um mercado global cada vez mais competitivo e aprimorar as capacidades criativas por meio de uma forte base teórica, científica e tecnológica. O corpo docente é composto por elementos de cinco faculdades possibilitando investigação multidisciplinar e interdisciplinar, criando ofertas formativas específicas em quatro especializações: Cultura e Artes, Educação, Música Interativa e Design de Som e, Tecnologias Interativas e Jogos Digitais.
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano, partilhado entre a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FEUP e FAUP), beneficia da experiência de colaboração em anos anteriores entre essas Instituições, e visa dotar os alunos de uma preparação teórica e prática mais profunda para o exercício da profissão, ultrapassando fronteiras internacionais e acolhendo, para isso, uma diversidade de temas nas áreas do planeamento, da gestão e das políticas urbanas nas grandes e médias aglomerações.
A abordagem dos grandes temas que identificam o Programa do Curso, sem se descontextualizar da atualidade urbana, suburbana ou interurbana nacionais, orientar-se-á, simultaneamente, para a reflexão e para o debate internacional das preocupações de nível ambiental, social e económico. Nesse sentido, o programa progride em métodos de estudo e de compreensão das problemáticas nacionais do planeamento urbano e, por analogia, em casos internacionais de referência.
O MPRINCE - Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios, é um curso de pós-graduação com a duração de 2 Anos/4 semestres (120 ECTS), essencialmente destinado a estudantes já com formação inicial – e, eventualmente, atividade profissional - nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, que pretende recriar, no âmbito de uma formação académica especializada, o modelo mais eficiente de desenvolvimento multidisciplinar de projetos de edifícios, designado por IPD Integrated Project Delivery.
Utilizando como base um caso de estudo, os estudantes, organizados em grupos de trabalho, sempre com engenheiros e arquitetos, irão explorar os conhecimentos e competências essenciais nas diversas áreas relevantes do projeto de edifícios – comportamento térmico e acústico, instalações em edifício, tecnologias construtivas, segurança contra incêndio, sustentabilidade, BIM, gestão de projetos, obras e edifício – os quais serão agregados e catalisados em trabalhos de Projeto Integrado em que as diversas perspetivas profissionais e condicionantes regulamentares e tecnológicas terão de ser equilibradas e coordenadas de modo a dar respostas a um desafio colocado por um cliente real.
Entre as diversas atividades industriais, a Indústria da Construção será, provavelmente, aquela onde a obtenção de um produto final envolve um maior número de especialidades e componentes técnicas, com a contribuição de um elevado número de profissionais cobrindo um âmbito alargado de áreas científicas nos domínios da engenharia e arquitetura. Do mesmo modo, o facto de se esperar que os produtos desta indústria – em especial edifícios – durem várias décadas, conduz à necessidade de uma atenção particular sobre o modo como são concretizados.
Isto é refletido no cada vez maior número de ligações e inter-relações entre os assuntos envolvidos e o seu impacto no ambiente construído, frequentemente traduzidos em regulamentação que deverá ser observada. Assim, é fundamental o conhecimento sobre a essência e aplicação das diversas especialidades que se encontram ligadas num empreendimento global de construção, bem como as aptidões e competências necessárias para contribuir para uma gestão eficiente daquelas, com o objetivo de conceber, projetar e construir construções sustentáveis.
O MPRINCE pretende ser um espaço em que o distanciamento entre as visões da arquitetura e engenharia, ainda frequente no meio profissional, se esbata e conduza os seus estudantes a compreender a maior eficiência, transversal a todas as especialidades, que resulta de uma abordagem integrada dos processos que percorrem as fases de conceção, projeto técnico, construção e utilização, obtendo as competências e ferramentas necessárias para atingir esse objetivo.
Considerando que alguns dos estudantes do MPRINCE possam pretender frequentar o curso em paralelo com a sua atividade profissional, o calendário irá definir horários que o facilitem.
O idioma de lecionação será o Português, no caso se todos os estudantes falarem Português, ou Inglês, no caso contrário.
Após completar com sucesso os 2 anos do curso (120 ECTS), o graduado tem acesso ao Diploma de Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios.
A visão por computador (VC) é uma tecnologia emergente e a indústria da VC vem registando um enorme crescimento ano após ano. O Mestrado em Visão por Computador (MVCOMP) vai permitir aos graduados adquirir conhecimentos gerais em VC, bem como garantir a capacidade de analisar as necessidades de uma empresa no âmbito destas técnicas e propor e aplicar as ferramentas tecnológicas existentes.
O MVCOMP oferece ao empregador um perfil profissional orientado para a visão computacional, com formação teórica e prática numa variedade de técnicas que proporcionam um conhecimento sólido e alargado da área, e lhe permite analisar as necessidades de uma empresa e fornecer soluções inovadoras.
O MVCOMP é totalmente oferecido em inglês.