Resumo (PT):
Neste trabalho apresenta-se uma descrição e análise resumida bem como a aplicação dos vários métodos de
identificação de zonas de acumulação de acidentes propostos pelo manual Highway Safety Manual (HSM). É reconhecido
internacionalmente a importância deste manual e a sua utilização pelos profissionais responsáveis da segurança viária. O
HSM propõe e descreve 13 métodos para identificação de zonas de acumulação de acidentes, todos muito distintos quer
em termos de âmbito de aplicação quer na complexidade dos mesmos. Com o objetivo de simplificar a escolha e aplicação
destes métodos, o presente estudo descreve e organiza os diferentes métodos segundo 3 critérios que podem ser
decisivos na escolha e aplicação dos métodos. Para além dos 13 métodos do HSM, apresenta-se ainda um método
desenvolvido recentemente e designado de modelo binário probit. Para analisar os referidos métodos, considerou-se como
caso de estudo a cidade do Porto, Portugal. Considerando este caso de estudo, foi possível analisar as dificuldades e
especificidades de cada método, tendo-se verificado que nem todos os métodos foram possíveis de se aplicar. Os
resultados da aplicação dos métodos foram analisados e comparados com base em testes de avaliação de desempenho.
Os testes indicam que os métodos excesso previsto da frequência média de acidentes proposto pelo referido manual e o
modelo binário probit, mais recentemente desenvolvido, apresentam os melhores resultados. Os resultados desta aplicação
poderão servir de base para futuras aplicações noutras regiões e/ou países.
Abstract (EN):
This paper presents a description of the various methods proposed by the Highway Safety Manual (HSM) to
identify hotspots. In fact, this manual has become a tool for the professional in road safety all over the world. The HSM suggest and described 13 distinct methods in terms of application context and method complexity. Therefore, the main goal of
this paper is to describe and organize those methods to help safety professionals to select the method(s) to apply to the
study case. Thus, the various methods are organized based on 3 application criteria, which may be crucial to the decision
process. In addition to the HSM methods, a recent method entitled probit binary model is also shown. An application to the
Porto city is presented in order to better analyze each method. In fact, based on this study case, it was concluded that not
all of the methods were possible to apply to this study case. A comparison of the various methods is developed using tests
to assess the performance of each method. The methods named excess predicted average crash frequency proposed by
the manual and the binary probit model, recently developed, present the best results based on those tests. The results of
the case study application may be the basis for future applications in other regions and/or countries.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
14