Go to:
Logótipo
You are here: Start > Publications > View > Experiência do Usuário em Plataformas de Aprendizagem: Avaliação do Moodle na Universidade do Porto
Programa de formação da Biblioteca para o primeiro semestre já está disponível
Publication

Experiência do Usuário em Plataformas de Aprendizagem: Avaliação do Moodle na Universidade do Porto

Title
Experiência do Usuário em Plataformas de Aprendizagem: Avaliação do Moodle na Universidade do Porto
Type
Thesis
Year
2025-07-24
Authors
Priscila Fausto Rasinhas
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Engineering and technology > Other engineering and technologies
Other information
Resumo (PT): A expansão do e-learning no ensino superior, impulsionada pela pandemia de COVID-19 e pelo crescimento contínuo do mercado digital, evidencia a urgência de plataformas de aprendizagem online eficazes e intuitivas. Nesse contexto, esta dissertação teve como objetivo analisar a experiência do usuário (UX) da comunidade acadêmica com o Moodle na Universidade do Porto, buscando compreender como essa experiência influencia o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Para isso, adotou-se uma metodologia mista por meio de um questionário abrangente, aplicado a 75 estudantes. O questionário foi baseado em uma adaptação da técnica TUXEL (Técnica para Avaliação da Experiência do Usuário Elearning) que inclui inspeção de usabilidade detalhada e avaliação da UX com um questionário de experiência do usuário (UEQ). Os resultados, que combinam dados quantitativos e qualitativos, apontam para desafios significativos na usabilidade e UX do Moodle. As principais dificuldades identificadas foram a ausência de um mecanismo de busca, a má organização das informações, problemas de navegação e a falta de feedback em atividades e avaliações. Assim, o estudo aponta limitações no uso do Moodle e apresenta recomendações fundamentadas em evidências para melhorar sua usabilidade, demonstrando assim a importância do Moodle no processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para plataformas educacionais mais eficientes e centradas nas necessidades dos usuários.
Language: Portuguese
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2025-10-17 at 19:40:08 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal