Resumo (PT):
A expansão do e-learning no ensino superior, impulsionada pela pandemia de COVID-19 e pelo crescimento contínuo do mercado digital, evidencia a urgência de plataformas de aprendizagem online eficazes e intuitivas. Nesse contexto, esta dissertação teve como objetivo analisar a experiência do usuário (UX) da comunidade acadêmica com o Moodle na Universidade do Porto, buscando compreender como essa experiência influencia o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Para isso, adotou-se uma metodologia mista por meio de um questionário abrangente, aplicado a 75 estudantes. O questionário foi baseado em uma adaptação da técnica TUXEL (Técnica para Avaliação da Experiência do Usuário Elearning) que inclui inspeção de usabilidade detalhada e avaliação da UX com um questionário de experiência do usuário (UEQ). Os resultados, que combinam dados quantitativos e qualitativos, apontam para desafios significativos na usabilidade e UX do Moodle. As principais dificuldades identificadas foram a ausência de um mecanismo de busca, a má organização das informações, problemas de navegação e a falta de feedback em atividades e avaliações. Assim, o estudo aponta limitações no uso do Moodle e apresenta recomendações fundamentadas em evidências para melhorar sua usabilidade, demonstrando assim a importância do Moodle no processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para plataformas educacionais mais eficientes e centradas nas necessidades dos usuários.
Language:
Portuguese