Subject:
Dimensionamento Sísmico e Validação Experimental de Uma Subestrutura de Ponte Pré-Fabricada em BA
Resumo (PT):
industrialização no setor da construção de pontes com recurso à pré-fabricação tem-se mostrado essencial para a otimização dos processos construtivos, prazos e custos. No entanto, subsistem incertezas quanto à adequação das estruturas pré-fabricadas em zonas de sismicidade moderada a alta. Além disto, as recomendações nas atuais normas europeias de dimensionamento sísmico foram desenvolvidas com base em estruturas moldadas in-situ, não existindo diretrizes de projeto específicas para estruturas pré-fabricadas. Esses fatores desincentivam a sua implementação em zonas sísmicas e restringem os benefícios que a industrialização proporciona.
Com o propósito de desenvolver soluções viáveis, práticas e eficazes para o uso da pré-fabricação integral de subestruturas de pontes constituídas por pilares e travessas em zonas de maior intensidade sísmica, foram desenvolvidos arranjos construtivos alternativos e simplificados para as ligações pilar/travessa, convenientes para o uso da pré-fabricação, e adequados para implementação em zonas sísmicas. O trabalho desenvolvido teve por base um viaduto ferroviário de via dupla, com seis vãos (22m+4x30m+22m) e pilares de 10 metros de altura desde o topo da fundação até a base da travessa.
Análises experimentais de quatro protótipos em escala reduzida da solução desenvolvida estão a decorrer atualmente no Laboratório de estruturas da FEUP com o propósito de avaliar o comportamento do sistema de colunas e travessa sob carregamentos horizontais alternados. O objetivo principal é o de validar os métodos de dimensionamento adotados utilizando arranjos construtivos simplificados e otimizados na região da travessa e das conexões pilar-travessa, com vista em promover a viabilidade do uso deste tipo de soluções pré-fabricadas em zonas de sismicidade mais elevada.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
10