Resumo (PT):
O livro em papel tem sido o suporte tecnológico mais relevante para o suporte à aprendizagem, desde há vários séculos. Neste projeto pretende-se desenvolver uma abordagem híbrida, para o suporte pedagógico à aprendizagem da programação para os estudantes dos Media Digitais, tendencialmente mais criativos – o livro aumentado.
Este livro aumentado é um livro em papel, um suporte tangível contendo o texto de base à aprendizagem, mas complementado por uma aplicação que permite transpor do papel para o suporte digital, integrando vídeos, desafios, jogos digitais e ludificação, para tornar a aprendizagem mais motivadora, eficaz e pervasiva (aprender. “em qualquer lugar e em qualquer altura”). A aplicação possibilita a integração com o dispositivo móvel ou o computador pessoal, de forma direta e intuitiva.
Abstract (EN):
The paper book has been the most relevant technological support for learning, for several centuries. This project intends to develop a hybrid approach, for the pedagogical support to the learning of programming for Digital Media students, which tend to be more creative – the augmented book.
This augmented book is a paper book, a tangible medium containing the basic text for learning, but complemented by an application that allows transposing from paper to digital support, integrating videos, challenges, digital games and gamification, to make learning more engaging, effective and pervasive (learning “anytime and anywhere”). The application allows the integration with the smartphone or the personal computer, in a direct and intuitive way.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
16