Resumo (PT):
Este artigo relata um estudo de metodologia mista em sala de aula, comparando a eficácia de
três modos de ensino/aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira para adultos – aulas de
grupo presenciais, aulas individuais presenciais, e autoestudo em formato digital. Foram observados os resultados de aprendizagem dos Episódios Relacionados com a Língua (LREs) dos
alunos, instâncias em que os alunos refletem sobre o uso da língua - “talk about the language
they are producing, question their language use, or other- or self-correct” (Swain "Focus on
Form" 70) - à medida que realizam a mesma tarefa nos respetivos modos de ensino: díades
aluno/aluno em aulas presenciais, díades aluno/professor em aulas individuais, e indivíduos em
autoestudo online. A aprendizagem foi operacionalizada de duas formas: em primeiro lugar,
através da identificação de instâncias de desenvolvimento microgenético – ou seja, mudanças
observáveis no conhecimento de um aluno – nos LREs dos alunos; e, em segundo lugar, através
da análise das respostas a um pós-teste diferido. Os resultados indicam que se verificou um
desenvolvimento microgenético significativamente maior na interação individual entre
professor e aluno do que no trabalho de pares, ou no autoestudo, sendo esse desenvolvimento
caracterizado por um apoio estruturado por parte do professor e pela aprendizagem
consequente do aluno. Embora o desenvolvimento microgenético tenha sido pouco evidente nos
protocolos de pensamento em voz alta dos alunos em autoestudo, a limitação metodológica de
empregar um protocolo de pensamento em voz alta para observar LREs individuais pode ter
dificultado a observação do seu desenvolvimento. As respostas dos alunos no pós-teste
revelaram que os alunos em aulas individuais e em autoestudo tentaram uma proporção
significativamente mais elevada de itens de teste relacionados com as LREs produzidas na
tarefa do que os alunos que tiveram aulas em grupo, o que sugere associações mais fortes entre
a linguagem e a aprendizagem na interação professor-aluno e no estudo independente do que
no trabalho de pares. São propostas recomendações pedagógicas para maximizar o potencial de
aprendizagem nos três modos.
Abstract (EN):
This paper reports on a mixed-methods classroom study that compared the effectiveness of
three adult English as a Foreign Language (EFL) course delivery modes – face-to-face group
classes, face-to-face one-to-one tuition, and online self-study – for language learning. Learning
outcomes from learners’ language-related episodes (LREs), instances in which students “talk
about the language they are producing, question their language use, or other- or self-correct”
(Swain “Focus on Form” 70) were observed as learners completed the same task in their
respective course delivery modes: learner-learner dyads in face-to-face classes, learnerteacher dyads in one-to-one classes, and individuals in online self-study. Learning was
operationalized in two ways: firstly, by identifying instances of microgenetic development -
that is, observable changes in a learner’s knowledge – within learners’ LREs; and secondly, by
analysing responses to a delayed post-test. The results indicate that significantly more
microgenetic development took place in one-to-one interaction between teachers and learners,
which was characterised by scaffolded support and learner uptake, than in pair-work or selfstudy. While little microgenetic development was evident in the think-aloud protocols of selfstudy learners, the methodological constraint of employing a think-aloud protocol to observe
individual LREs may have made observing development more difficult. Learners’ post-test
responses revealed that one-to-one and self-study learners attempted a significantly higher
proportion of test items relating to LREs produced in the task than group learners, suggesting
stronger associations between languaging and learning in teacher-learner interaction and
independent study than in pair-work. Pedagogical recommendations are proposed for
maximising learning potential in all three modes.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific