Resumo (PT):
Neste trabalho apresenta-se um novo método de definição e identificação de zonas de acumulação (ZAA) de acidentes considerando
um modelo de regressão binário. Este modelo permite calcular a probabilidade de um local ser ou não ZAA tendo em conta
as características geométricas e funcionais do mesmo. Este novo método foi aplicado ao caso das interseções tendo-se, para tal, gerado
uma base de dados fictícia considerando as características da sinistralidade e das interseções da cidade do Porto. Através da simulação
de dados é possível conhecer a priori as ¿verdadeiras¿ ZAA. O desempenho do método foi analisado com base nos erros resultantes da
classificação dos locais em ZAA ou não-ZAA, e comparado com dois dos métodos mais aplicados e analisados ¿ o método de ranking
pelo número de acidentes e o método Bayesiano-empírico. Desta análise verificou-se que o método binário proposto tem claramente
melhor desempenho.
Abstract (EN):
: This paper presents a new methodology to define and to identify hot spot based on a binary regression model. Considering
the geometric and functional site characteristics, the model estimates the probability of a site being a hot spot. This method was applied
to intersections using a simulation-based approach to data generated considering the characteristics of the Porto city data base. Using
simulation, it is possible to establish sites that are a priori ¿true¿ hot spot. The performance of the new method was evaluated using the
errors of the classification outcomes of the sites and compared with two commonly implemented methods that are the simple ranking of
sites and the empirical Bayesian technique. This analysis has set that the proposed binary model performed better.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
7