Resumo (PT):
Este artigo exploratório procura analisar a forma como a moda, enquanto temática com
uma forte componente estética e artística, tem sido trabalhada pelo podcasting. Partimos da ideia de que
os media sociais representam hoje um campo importante para a comunicação das marcas da indústria
da moda, sobretudo devido à sua componente visual, mas também porque é nesses espaços que se
encontram os influencers, atores fundamentais nas atuais estratégias de divulgação. Considerando estas
novas formas de comunicação, mas sabendo também do crescimento que os podcasts têm registado,
exploramos o potencial que este medium pode ter na ligação com os consumidores. Partindo de uma
seleção de quinze podcasts sobre moda, analisamos em que medida o podcasting tem sido um território
para a promoção da indústria da moda.
Abstract (EN):
This exploratory article seeks to analyse how fashion, as a theme with a strong aesthetic
and artistic component, has been worked on by podcasting. We start from the idea that today social
media represent an essential field for the communication of brands in the fashion industry, mainly due
to its visual component and because it is in these spaces that influencers, key players in current
dissemination strategies, are found. Considering these new forms of communication and knowing the
growth that podcasts have registered, we explore the potential that this medium can have in connecting
with consumers. Based on a selection of fifteen fashion podcasts, we analyse the extent to which
podcasting has been a territory for promoting the fashion industry.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
21