Resumo (PT):
Este artigo compara dois métodos de cálculo do valor acrescentado
numa amostra de escolas Portuguesas. Um dos métodos é o Data
Envelopment Analysis (DEA) e o outro é o método actualmente usado
pelo Department for Education and Skills (DfES) no Reino Unido. Os
resultados obtidos mostram diferenças substanciais entre os métodos,
o que reflecte ênfases distintas: o DEA analisa os melhores
desempenhos dos alunos, enquanto o método do DfES analisa os
desempenhos médios dos alunos. A maior vantagem do método
usado pelo DfES é a sua simplicidade, embora confunda os efeitos
devidos aos alunos com os efeitos atribuíveis às práticas da escola. No
DEA, os efeitos devidos à escola e aos alunos são considerados
separadamente, o que permite perceber melhor as razões das
diferenças entre escolas. A informação retirada de ambos os métodos
deve ser entendida como complementar, o que significa que o uso
conjunto destes métodos permite uma melhor avaliação do
desempenho das escolas.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
35