Go to:
Logótipo
You are here: Start > Publications > View > Dicotomia entre o pessoal e o profissional: O impacto das adversidades intrínsecas na procura do que é ser um bom professor
Horário de verão da Biblioteca
Publication

Dicotomia entre o pessoal e o profissional: O impacto das adversidades intrínsecas na procura do que é ser um bom professor

Title
Dicotomia entre o pessoal e o profissional: O impacto das adversidades intrínsecas na procura do que é ser um bom professor
Type
Thesis
Year
2021-12-06
Authors
Ricardo Jorge Rodrigues Silva
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): Dicotomia entre o pessoal e o profissional é um documento construído por um estudante estagiário (o autor) que descreve o seu percurso desde que se lembra de ser aluno até ao momento em que sente que se torna professor. Uma escola secundária em Vila Nova de Gaia foi o espaço onde este caminho se traçou. Esta experiência decorreu em duas turmas do ensino secundário. Uma do 11º ano e outra do 10º ano de escolaridade. O caminho foi feito de braço dado com três colegas, dois estudantes estagiários e um professor cooperante. Foi também guiado e supervisionado por uma professora orientadora. De salientar a riqueza das aprendizagens que este estudante estagiário foi adquirindo ao longo deste ano letivo. Tanto ao nível do planeamento como ao nível da intervenção pedagógica. Os desafios que surgiram foram sempre encarados com ânimo, resiliência, entreajuda e espírito de superação. Também importa referir a participação da escola, a relação com a comunidade educativa, a organização de atividades e o acompanhamento do trabalho de um diretor de turma. Todas estas experiências tiveram uma grande influencia na criação da identidade profissional deste futuro professor. O estudo de investigação desenvolvido visou analisar as perspetivas dos alunos acerca da implementação de estratégias de Avaliação para a Aprendizagem na área da aptidão física. Os resultados obtidos evidenciaram que estas estratégias potenciam o envolvimento dos alunos nas aulas tornando-os mais autónomos e conscientes sobre o processo de ensino aprendizagem. Fomentam o espírito de entreajuda e aumentam os níveis de responsabilização dos alunos sobre as suas aprendizagens e as aprendizagens dos seus colegas. O relatório aponta também para a importância de se estudarem questões ligadas à saúde mental na classe profissional docente.
Abstract (EN): Dicotomia entre o pessoal e o profissional is a document constructed by a pre-service teacher (the author) who describes his journey from the moment he remembers being a student to the moment he feels he is becoming a teacher. A secondary school in Vila Nova de Gaia was the space where this path was traced. This experience took place in two secondary school classes. One in the 11th grade and the other in the 10th grade. The journey was made with three colleagues, two pre-service teachers and a cooperating teacher. The journey was also guided by a supervising teacher from faculty. It is worth highlighting the wealth of learning that this pre-service teacher acquired throughout this school year. Both in terms of planning and in terms of pedagogical intervention. The challenges that arose were always faced with resilience, mutual help and a spirit of overcoming. It is also important to mention the participation of the school, the relationship with the educational community, the organisation of activities and the monitoring of the work of a class director. All these experiences had a great influence on the creation of the professional identity of this future teacher. The research study developed aimed to analyse the students' perspectives about the implementation of Evaluation for Learning strategies in the area of physical fitness. The results obtained showed that these strategies enhance the students' involvement in class, making them more autonomous and aware of the teaching-learning process. They foster a spirit of mutual help and increase the students' levels of responsibility for their own learning and their colleagues' learning. The report also points to the importance of studying mental health issues in the teaching profession.
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
Relatório de Estágio de Ricardo Jorge Silva Dicotomia entre o pessoal e o profissional: O impacto das adversidades intrínsecas na procura do que é ser um bom professor 1371.86 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2024-08-20 at 12:16:38 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal