Resumo (PT):
O principal objetivo deste artigo é compreender o populismo e a sua
relação com as redes sociais, em particular, analisar a conta oficial do Twitter do
então candidato a presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Partindo de um levantamento
teórico sobre a definição do populismo, desde autores clássicos como Boyte e
Riessman (1986) e Bell (1992), até outros da atualidade como Mudde (2004), Panizza
(2005) e Müller (2016), o artigo procura, também, entender se as característicaschave
do populismo estiveram presentes nas narrativas da candidatura de Bolsonaro.
Partindo de uma análise qualitativa e quantitativa do conteúdo partilhado no Twitter,
demonstrou-se a presença de mensagens populistas nas campanhas deste político,
em particular numa dimensão relacionada com a culpabilização das elites e o instigar
dos medos da sociedade.
Abstract (EN):
The main objective of this paper is to understand populism and its
relationship with social media, in particular, to analyze the official Twitter account of the
former presidential candidate of Brazil, Jair Bolsonaro. This paper starts with a theoretical
review of the definition of populism presented by classic authors such as Boyte and
Riessman (1986) and Bell (1992), and by more contemporary authors such as Mudde
(2004), Panizza (2005), and Müller (2016). This article also seeks to identify whether
the key characteristics of populism were present in the political campaign narratives.
Starting from a qualitative and quantitative analysis of content shared on Twitter, we
identified populist messages in Bolsonaro’s election campaigns, particularly ones that
tend to blame the elites and trigger society’s fears.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific