Resumo (PT):
Este trabalho apresenta um projeto de intervenção desenvolvido em 2017, numa prisão
do Porto. Teve como principal objetivo descrever e avaliar o impacto ou contributo da
leitura na aprendizagem e no exercício da cidadania. A intervenção realizou-se durante 9
sessões, com cerca 90 minutos cada. O grupo que participou no estudo foi constituído por
de 8 reclusos estrangeiros, todos voluntários, a frequentar o curso de língua e cultura
portuguesas. Foram utilizados diferentes dispositivos de investigação: observação
participante, discussão focal e questionários. Neste trabalho, descrevemos em particular,
a sexta sessão que tem como tema central o racismo e a oitava cuja temática é a violência
doméstica, uma vez que foram os temas que solicitaram mais controvérsia. Tal como
esperado, confirmamos que a leitura pode potenciar o desenvolvimento da consciência
em cidadania junto da maioria dos reclusos.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Vol. XXII, nº 1 (maio de 2019) disponível em: http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2019/PEC2019N1/mobile/index.html