Resumo (PT):
O desporto faz parte de múltiplas dimensões da sociedade, o que o leva a atravessar fronteiras e a ultrapassar divergências, alcançando amplas camadas sociais. O jornalismo desportivo é uma das especialidades que mais audiência junta, porém coexiste com outras realidades, como é o caso da promoção de marca. Os canais desportivos emergiram como parte desta tendência implementada pelos grandes clubes, que acabam por assumir o papel de transmissores de conteúdos entendidos como estratégicos na sua comunicação. O presente estudo de caso debate os aspetos de apropriação dos formatos do jornalismo desportivo na promoção de marca do FC Porto no Universo Porto – Jornal. A metodologia usada permite a categorização e a análise dos conteúdos transmitidos pelo programa do Porto Canal. Procura ainda estabelecer uma relação entre os conteúdos da amostra e as características do jornalismo especializado, aferindo como os formatos identificados fazem parte das estratégias de promoção de marca.
Abstract (EN):
Sports are part of multiple dimensions of society, which leads them to cross borders and overcome divergences so as to reach more and more people in different social dynamics. Specialized sports journalism reaches the highest audiences, but it has to coexist with other realities, such us brand promotion. Sports channels have emerged as part of this trend implemented by top clubs, which seized the role of broadcasters, and club channels became part of their strategic communication. This case-study debates the appropriation of sports journalism formats in the promotion of the branding Universo Porto – Jornal. A categorization and analysis of the content is the methodology used to tackle the Porto Canal broadcast. It aims to establish a relationship between the analyzed contents and the characteristics of specialized journalism, in order to realize how these formats are part of the brand promotion strategies.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://journals.openedition.org/cp/5177