Resumo (PT):
Tal como em muitas outras máquinas da indústria metalomecânica, o comando das prensas hidráulicas implica a existência de um conjunto de saídas responsáveis pela actuação das electro-válvulas que permitem comandar o movimento. O estado destas saídas está directamente relacionado com o estado de um conjunto de entradas, correspondentes a interruptores de fim de curso, selectores de modos de funcionamento, pressoestatos, etc. Destas, quer as saídas, quer as entradas, só podem assumir dois estados (actuadas, não actuadas).
Existem também situações em que se requer o tratamento numérico de cotas (programação / visualização), sendo então necessária a existência de entradas adequadas para os transdutores de posição utilizados.
Por fim, e embora menos frequentemente, é por vezes necessária a existência de saídas que permitam actuar electro-válvulas de acção proporcional.
O trabalho apresentado corresponde a um protótipo que pretende verificar estes requisitos referidos. O sistema desenvolvido facilita especificamente a adaptação a outros tipos de máquinas, através da programação de uma palavra que especifica a configuração pretendida. É assim possível o funcionamento normal, apenas com um subconjunto dos recursos disponíveis, de acordo com os requisitos de cada aplicação particular.
O desenvolvimento deste trabalho foi parcialmente subsidiado pela firma A. Dias Ramos (Adira), e foi executado nas instalações do CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica).
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
146