Resumo (PT):
Esta dissertação estuda o problema do teste de interfaces de voz. Nela descreve-se o
estado da arte na área das tecnologias da fala e das metodologias de teste e avaliação
de sistemas conversacionais, são apresentados casos concretos de teste e avaliação
deste tipo de sistemas e elaboradas algumas propostas de metodologias e ferramentas
adequadas ao teste de serviços de voz. Estas propostas são elaboradas tendo em vista
a adopção por parte da empresa em que o autor exerce a sua actividade profissional,
com a finalidade de, essencialmente, reduzir os custos do processo de teste e melhorar
a sua efectividade.
À medida que as exigências do mercado e a complexidade do software aumentam, são
cada vez mais necessários métodos e ferramentas adequadas de teste que procurem
controlar e garantir a qualidade dos produtos. Neste sentido, o teste de software está
rapidamente a tornar-se numa área crítica da Engenharia de Software. A resposta para
tentar garantir a qualidade dos produtos é efectuar verificações e validações em vários
pontos ao longo do processo de desenvolvimento.
Avanços registados nestes últimos anos nos sistemas de reconhecimento de fala e
tecnologias de desenvolvimento potenciaram o surgimento de inúmeras oportunidades
para as empresas, como as operadoras de telecomunicações, fornecerem novas
interfaces para aplicações existentes ou novos tipos de aplicações, com custos mais
baixos. Testes completos e consistentes são, assim, extremamente importantes para se
obter a qualidade desejada. No entanto, no caso das aplicações de voz, os desafios
colocados na especificação e execução dos testes são particularmente significativos,
muitos deles ainda sem respostas satisfatórias, e para ultrapassá-los é necessário
possuir conhecimentos específicos não só da área de Engenharia de Software mas
também das Tecnologias de Fala e Factores Humanos. É exactamente neste tema que
se que insere a presente tese.
Assim, nos capítulos iniciais do documento são apresentados os resultados do trabalho
de pesquisa e levantamento do estado da arte efectuado nas áreas da linguística, teoria
da comunicação, neurolinguística, fisiologia da fala, tecnologias da fala, arquitectura
dos sistemas conversacionais e usabilidade. Esta pesquisa tem por finalidade adquirir
conhecimentos, conceitos e teorias, sem os quais não é de todo imaginável
desenvolver uma estratégia de testes para este tipo de aplicações, ou realizar os
mesmos.
Nos capítulos finais do documento, são apresentados os diferentes tipos de testes que
podem ser realizados a um sistema conversacional, e é reportada a experiência do
autor num conjunto de projectos nesta área. É também analisada a situação actual a
nível de teste de interfaces de voz na empresa em que o autor exerce a sua actividade
profissional e são apresentadas diversas propostas tendo em vista a sua melhoria.
Abstract (EN):
This dissertation studies the problem of voice interface testing. The state of the art in
speech technologies, testing and evaluation of conversational systems is described,
along with concrete cases of testing and evaluation of this type of systems. Finally some
proposals are also made for the adoption of adequate methodologies and test tools at
the company department where the author works, with the purpose of, essentially,
reducing the costs of the test process and improving its effectiveness.
The importance of proper testing methods and tools is increasing with the complexity of
nowadays software, and so software testing is rapidly becoming a critical software
engineering area. The solution to ensure the aimed quality is to verify and validate at
several points along the software development process.
Recent breakthroughs in automatic speech recognition and development technologies
for speech applications - for instance - allowed the birth of numerous opportunities for
the companies, especially telcos, to provide new interfaces for existing applications or
even new type of applications, with lower costs and greater return-of-investment (ROI).
So, complete and consistent testing is extremely important to attain the required quality.
In voice applications, the test specification and its execution pose particular challenges
and some of them are yet to be properly addressed - despite being recognized as an
area with great future ahead. This is exactly the theme of the present dissertation. To
overcome those challenges, one has to be familiar with knowledge, not only in the
software engineering filed, but also in speech technologies, human factors and
linguistics.
The opening chapters of the present document present the results of the research work
and survey of the state of the art in areas such as linguistics, communication theory,
neurolinguistics, speech physiology, speech technologies, spoken dialog systems
architectures and usability. The aim of this research is to acquire knowledge, concepts
and theories, without which it would not be possible to develop an integrated testing
strategy, or even to conduct those same tests.
The last chapters of the document present different possible tests for a spoken dialog
ystem and the author hands-on experience from several projects in the area. The
document concludes with the analysis of the testing process implemented at the
company department where the author works and several proposals for the adoption of
methodologies and test tools at the site.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
114