Go to:
Logótipo
You are here: Start > Publications > View > Relatório de Estágio Profissional "O Estágio Profissional: Um espaço dedicado à procura de novos saberes"
Programa de formação da Biblioteca para o primeiro semestre já está disponível
Publication

Relatório de Estágio Profissional "O Estágio Profissional: Um espaço dedicado à procura de novos saberes"

Title
Relatório de Estágio Profissional "O Estágio Profissional: Um espaço dedicado à procura de novos saberes"
Type
Thesis
Year
2017-12-15
Authors
Susana Tavares da Silva
(Author)
FADEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Associated Institutions
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): O Estágio Profissional é o reflexo de toda a formação académica. É neste que os estudantes e futuros profissionais encaram o contexto real de ensino e realizam o transfere da teoria para a prática, sendo responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem de uma turma. Todo este processo foi alvo de reflexões constantes na procura de uma melhor intervenção, proporcionando aos alunos aprendizagens significativas. O Estágio Profissional decorreu numa Escola, em São João da Madeira, num núcleo constituído por três estudantes estagiários. A minha prática pedagógica debruçou-se sob a lecionação a duas turmas: 5º ano e 8º ano. Para além disso, pude fazer o acompanhamento de uma direção de turma e de uma equipa de Desporto Escolar. Assim surge o Relatório de Estágio, repartido em 6 capítulos: a Introdução, que apresenta o propósito da realização do Relatório de Estágio; o Enquadramento Biográfico, que apresenta uma reflexão sobre as minhas vivências passadas, as expectativas iniciais e o contexto real de estágio; o Enquadramento da Prática Profissional, onde descrevo a escola, o seu contexto, o núcleo de estágio, a relação com a comunidade e a turma; a Realização da Prática Profissional que descreve o percurso e a reflexão acerca do Estágio Profissional e que se encontra repartido em três áreas de desempenho (Área 1: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem; Área 2: Participação na Escola e Relações com a Comunidade; Área 3: Desenvolvimento Profissional); o Estudo de Investigação-ação realizado à minha turma residente, que surgiu perante todos os aspetos que caraterizam os alunos que dela fazem parte. Assim, é apresentado um estudo cujo tema é: Estratégias de ensino para uma melhor gestão de aula e prevenção de comportamentos de indisciplina. Por fim, é apresentada uma conclusão que retrata o significado que o Estágio Profissional teve para mim.
Abstract (EN): The Professional Internship is the reflection of the whole academic formation. This is where students and future professionals face the real context of teaching and carry out the transference of theory to practice, being responsible for the teaching-learning process of a class. All this process has been the subject of constant reflection in the search for a better intervention, providing students with meaningful learning. The Professional Internship took place in a School in São João da Madeira, in a nucleus made up of three trainee students. My pedagogical practice was under the teaching of two classes: 5th grade and 8th grade. In addition, I was able to follow a class direction and a School Sports team. This is how the Internship Report is divided into 6 chapters: Introduction, which presents the purpose of the Internship Report; the Biographical Framework, which presents a reflection on my past experiences, the initial expectations and the actual context of the stage; the Framework of Professional Practice, where I describe the school, its context, the internship nucleus, the relationship with the community and the group; the Professional Practice Realization that describes the course and reflection about the Professional Internship and which is divided into three performance areas. (Area 1: Organization and Management of Teaching and Learning; Area 2: Participation in School and Community Relations; Area 3: Professional Development); the Research-Action Study carried out on my resident class, which appeared before all the aspects that characterize the students who are part of it. Thus, a study is presented whose theme is: Teaching Strategies for a Better Classroom Management and Prevent Indiscipline Behaviors. Finally, a conclusion is presented that portrays the meaning that the Professional Stage had for me.
Language: Portuguese
Documents
File name Description Size
Relatório de Estágio Susana Silva Relatório de Estágio Profissional "O Estágio Profissional: Um espaço dedicado à procura de novos saberes" 1124.77 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2025-10-17 at 17:33:37 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal