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Publication

Percursos entre o cultural e o criativo em meio urbano

Title
Percursos entre o cultural e o criativo em meio urbano
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2015
Authors
Teixeira, Rute
(Author)
FLUP
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Resumo (PT): No estudo comparado entre as redes culturais e criativas, torna-se imperativo o contributo dos teóricos da sociedade da informação, das redes culturais e da economia criativa em contexto urbano. Neste estudo, procuraremos aprofundar a temática das redes culturais e criativas. Segundo Neves (2004) a criação de redes culturais insere-se numa orientação de política cultural que visa dotar o país de equipamentos capazes de responder às exigências atualmente reconhecidas como as mais adequados à difusão e receção cultural. Por outro lado, as redes criativas visam a conceção e implementação de um adequado modelo de governação que apoie o aumento da capacidade e empreendedorismo criativos, o crescimento dos negócios criativos e a atratividade dos lugares, visando o reforço da massa crítica do capital criativo da região. Será nosso interesse refletir sobre a possível articulação das mesmas e o crescente desenvolvimento sustentado de ambas, enquanto forças potenciadoras de uma crescente aproximação entre a dimensão económica da cultura e a dimensão cultural da economia, como duas faces da mesma moeda (Jameson, 1996).
Abstract (EN): In the comparative study of the cultural and creative networks, it is imperative the contribution of theoretical information society, cultural networks and the creative economy in the urban context. In this study, seek to deepen the theme of cultural and creative networks. According to Neves (2004) the creation of cultural networks is part of a cultural policy guideline that aims to provide the country with equipment capable of meeting the requirements currently recognized as the most appropriate dissemination and cultural reception. On the other hand, the creative networks aim to design and implement an appropriate governance model to support increased capacity and creative entrepreneurship, the growth of creative businesses and the attractiveness of places, aimed at reinforcing the critical mass of creative capital of the region . It will be our interest to reflect on the possible connection of the same and the growing sustainable development both as enhancer forces of a growing rapprochement between the economic dimension of culture and the cultural dimension of the economy, as two sides of the same coin (Jameson, 1996).
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
License type: Click to view license CC BY-NC
Documents
File name Description Size
grandes problematicas_rute_teixeira 142.73 KB
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