Objetivos e Atividades
Tem como objectivo o design, desenvolvimento e síntese de uma nova arquitetura de gestão envolvendo controlo e estimação distribuídos bem como coordenação de unidades de produção agrícola modelizadas como subsistemas multiagentes restritos por um ambiente comum. O desafio consiste em encontrar estratégias de controlo que arbitrem o conflito entre os objetivos de curto prazo de maximização do lucro de cada uma das unidades de produção e o objetivo de longo prazo de assegurar a sustentabilidade ambiental sujeito às restrições de viabilidade económica de cada unidade de produção.
Este desafio é muito abrangente: recursos naturais, manufactura, sistemas sociais (saúde, mobilidade etc.), entre outros.
A investigação proposta centra-se em dois casos de estudo pertinentes para a agricultura na Região Norte:
1) Produção de leite intensiva no noroeste de Portugal.
2) Agricultura no parque da Peneda-Gerês visando a conservação da biodiversidade.
Resultados Esperados/Atingidos
O MAGIC provará o conceito de uma arquitetura de controlo hierárquica baseada num esquema de controlo preditivo com aprendizagem para gerar estratégias por forma a arbitrar os objetivos de curto prazo dos produtores e a sustentabilidade ambiental global e, ao mesmo tempo, garantir a viabilidade económica.
Propriedades de convergência, estabilidade, e robustez desta arquitetura de controlo serão demonstradas. Numa primeira fase considerar-se-ão os dados necessários diretamente acessíveis e, numa segunda fase empregar-se-ão métodos de estimação distribuída. Essa arquitetura será especificamente instanciada e testada num contexto de simulação para dois casos de gestão ideal da agricultura versus conservação da biodiversidade e sustentabilidade ambiental.
Produção científica prevista: 12 capítulos de livro, 22 artigos em revista de prestígio e 37 em conferências internacionais e 10 em nacionais. Serão realizados 2 workshops. |