O principal objetivo deste projeto visa desenvolver um processo de reciclagem sustentável (quer do ponto de vista ambiental quer do ponto de vista económico) em ciclo fechado (isto é, sem produção de resíduos secundários) com vista à recuperação dos metais de maior valor acrescentado, nomeadamente ouro e cobre, a partir de placas de circuito impresso (PCI) de forma eficiente e com elevado grau de pureza e a posterior valorização da restante fração (fibra de vidro) constitutiva da PCI num compósito de argamassa polimérica modificada.
Por forma a cumprir e responder ao objetivo acima exposto, planeou-se um conjunto de atividades, as quais envolviam numa primeira fase o "swelling" das PCI, para efetuar a delaminação dos vários constituintes das mesmas, seguida de várias etapas separativas com vista à recuperação dos principais componentes (ouro, cobre e fibra de vidro) das PCI; adicionalmente, foi preconizada uma etapa para a incorporação da fibra de vidro num compósito de argamassa polimérica modificada. Por último, foi ainda preconizada uma análise de ciclo de vida com vista a avaliar a sustentabilidade ambiental do processo de reciclagem preconizado.
Em termos globais, pode-se afirmar que os objetivos a que nos propusemos foram totalmente alcançados tendo sido desenvolvido um processo inovador de reciclagem de ouro, cobre e fibra de vidro das PCI, que resultou num pedido de patente europeu (EP 20216239.2) e internacional (PCT/IB2021/061408). O processo permite recuperar cerca de 4,2 g de ouro com 18 quilates, 3,2 Kg de folhas de cobre e 5,6 Kg com um retorno económico bastante positivo, o qual também se mostrou ambientalmente sustentável. |