No dia 10 de julho pelas 14h00, a Biblioteca vai acolher uma sessão denominada “Projeto Júpiter”, complementar à exposição de fotografias Projeções da Memória patente na Sala de Exposições da Biblioteca. Para esta conversa foram convidados dois dos principais intervenientes deste projeto da mudança da Rua dos Bragas para a Asprela: José Marques dos Santos, Professor Emérito da Faculdade de Engenharia e Maria Antónia Carravilla, Professora Catedrática da Faculdade de Engenharia. A sessão terá lugar no Piso 0 da Biblioteca.
Este ano comemoramos os 25 anos da Faculdade de Engenharia na Asprela, venha conhecer as histórias e os bastidores desta mudança que deu origem à Faculdade que hoje tão bem conhecemos na voz dos principais atores.
Nesse mesmo dia faremos a circulação das fotografias expostas, disponibilizando o segundo lote que ficará patente até 19 de setembro. No ano em que se cumprem vinte e cinco anos da mudança de instalações da FEUP para a Asprela, os SDI recuperam o projeto Projeções da Memória coordenado pelo Professor Doutor Luís Corte-Real, Professor aposentado do DEEC. As antigas instalações da FEUP na Rua dos Bragas, e o próprio processo de mudança, foram registados pelas lentes de três autores: Aníbal Lemos, José Manuel Rodrigues e Renato Roque.
Projeto Júpiter
Decorria o início do ano de 1997 quando arrancou o Projeto Júpiter, nome dado ao processo de mudança das instalações da FEUP da Rua dos Bragas para os novos edifícios da Asprela. A Comissão criada no âmbito desse projeto deveria proceder ao levantamento atualizado de todos os espaços (gabinetes, salas de aula, etc.), listar todo o equipamento e mobiliário existente, bem como a aquisição de novos equipamentos e mobiliário necessários para o Pólo da Asprela. Tratando-se de um projeto hercúleo, toda a Comunidade da Faculdade foi envolvida na preparação do transporte e mudanças para as novas instalações.
Para mais informações contacte: agora@fe.up.pt