Até dia 31 de julho, vai ser possível visitar a exposição “VERDE PERTO” na antiga fábrica de conservas Vasco da Gama, em Matosinhos. Com curadoria de Joana Maia Dias, professora da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), a mostra é uma oportunidade para sensibilizar e envolver a comunidade no compromisso de Matosinhos para atingir a neutralidade carbónica em 2030.
A exposição tem a necessidade de agir como base estando centrada em cinco ações: mitigar, adaptar, gerir, inovar e participar, e conta com espaços complementares de participação de várias entidades que partilham as suas melhores práticas em matéria de sustentabilidade. O objetivo é dar a conhecer soluções neutras em carbono, fomentar debates estratégicos e promover parcerias ligadas à transição climática.
“Foi com muito gosto que aceitei este convite, que entendo refletir o compromisso do município com a isenção, o rigor e a qualidade técnica e científica num tema da maior importância na área do Ambiente. Os municípios são a nossa grande casa e o seu papel nas ações para fazer face às alterações climáticas é fundamental”, garante Joana Maia Dias.
A exposição apresenta um programa paralelo que inclui a realização de debates, mesas redondas, palestras, seminários com especialistas, decisores políticos e representantes da comunidade. Estão também previstas atividades como workshops e oficinas ambientais para diferentes públicos, incluindo escolas e famílias.
A abertura ao público da exposição “Verde Perto” foi antecedida da conferência “Cities Leading the Way Towards Climate Neutrality” coorganizada pela iniciativa Cidades Pelo Clima e pela autarquia. Especialistas nacionais e internacionais abordaram o papel das cidades na transição para a neutralidade climática. Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, esteve no encerramento desse evento.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.