“Re-Thinking Treatment with Asset Management for Water Systems” é o tema central da próxima sessão PRIME Talks on Engineering Innovation: Webinar Series, com data marcada para 26 de janeiro, às 14h00, no canal de Youtube FEUPtv.
Integralmente em língua inglesa, esta sessão vai contar com Wolf Merkel, da DVGW, e com Jaime Gabriel Silva, da AdDP. A moderação ficará a cargo de Ana Camanho, Pró-Diretora da FEUP. A sessão vai focar-se na exposição de um tema-chave do setor da água, que necessita de repensar os sistemas de tratamento (de água e de águas residuais), em face da pressão cada vez maior a que está submetido, em resultado da aceleração de variações em muitos dos seus fatores, como a evolução da procura, as alterações climáticas, os poluentes emergentes e o envelhecimento das infraestruturas. Neste contexto, a Gestão de Ativos assume um papel muito importante, como forma de balancear o risco, os custos e o desempenho, podendo fornecer metodologias e ferramentas para a tomada de decisão fundamentada sobre os investimentos futuros e para uma gestão mais sustentável dos sistemas.
Este ciclo de seminários de âmbito internacional insere-se no programa FEUP-PRIME e tem por objetivo reforçar a relação entre a FEUP e a indústria através da promoção da discussão sobre os desafios de inovação em engenharia que as universidades e as empresas enfrentam no mercado competitivo que é a economia global, em cenários cada vez mais imprevisíveis como os que estamos a atravessar a nível mundial.
Sobre o FEUP PRIME
O programa “FEUP PRIME – Corporate Membership Programme” conta já com 9 empresas PRIME Partners e cerca de 80 empresas PRIME affiliate que mantêm relações de longa data com a Faculdade de Engenharia na formação, investigação e transferência de conhecimento e talento. Estão em curso 7 doutoramentos em ambiente empresarial dedicados a desafios apresentados por estas empresas.
Lançado em outubro 2018, o programa “FEUP PRIME” pretende criar valor e vantagens competitivas para as empresas, estabelecendo uma conexão direta com as fontes de talento e de produção de conhecimento da FEUP. É também objetivo deste programa contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de inovação aberta envolvendo empresas exportadoras, startups de base tecnológica e universidades, fonte de desenvolvimento económico e social da região e do país.
Para tal, as empresas “PRIME Partners” investem num relacionamento estratégico e de longo prazo com a FEUP, definindo objetivos comuns de aprendizagem, investigação e inovação. Estas empresas têm assim a oportunidade de atrair os melhores talentos, envolver os melhores estudantes em problemas concretos, trabalhar com os melhores investigadores em desafios societais e inovação de ponta, e envolver-se na vida da comunidade académica.
Mais informações em www.fe.up.pt/prime