A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto acolhe no próximo dia 29 de maio o evento Linking Great Partners, que decorre ao longo de todo o dia no auditório José Marques dos Santos. A edição deste ano do evento foi designada de “Learning by innovating”, por promover a aprendizagem através do desenvolvimento de soluções inovadoras, pretendendo-se reforçar a importância da ligação da Universidade com a sociedade e com ecossistema de inovação da região.
São 28 as proto-startups criadas pelos cerca de 320 estudantes inscritos na unidade curricular de Laboratório de Gestão de Projetos (LGP), provenientes de diversos cursos da Faculdade de Engenharia (FEUP), da Faculdade de Economia (FEP) e da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da U.Porto, para dar resposta aos problemas reais identificados pelas 20 organizações parceiras e a problemas identificados no mercado.
Como referiu a Comissária Europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude Mariya Gabriel no lançamento da iniciativa Europeia “Innovation Capacity Building for Higher Education”, as universidades desempenham um papel crítico no desenvolvimento e crescimento dos ecossistemas de inovação locais e regionais. Ao promover a experimentação e a ligação entre ciência, tecnologia, cultura e arte, este projeto educativo da U.Porto, que este ano contou com o apoio do projeto DEEP INVENTHEI – Innovation and Entrepreneurship in HEIs (http://www.deepinventhei.eu), enquadra-se nos fundamentos da iniciativa europeia, desenvolvendo nos estudantes as competências que lhes permitem criar soluções inovadoras que resultam de uma mentalidade criativa e interdisciplinar.
A partir da aplicação de métodos ágeis de desenvolvimento de software e de experimentação, as equipas de estudantes desenvolveram várias soluções tecnológicas inovadoras, como é o caso da aplicação movel Faia Brava que proporciona exploração melhorada, experiências imersivas e recursos educativos a visitantes da Reserva da Faia Brava, que procuram explorar e envolver-se com a biodiversidade e com os esforços de conservação da área, desenvolvida em parceria com a Associação Transumância e Natureza. Nesta edição de 2024 foi também concebido produto GeneSys (Generative AI System for document interaction), uma solução baseada em AI generativo para interação com documentos, e ainda a app Twisted que pretende promover e incentivar hábitos de leitura. Há também a aplicação ComPass, desenvolvida em parceria com a Associação do Porto de Paralisia Cerebral, que proporciona a pessoas com diversidade funcional uma maior autonomia na interação com os seus cuidadores. Estes são apenas alguns exemplos dos produtos que vão estar a ser apresentados durante o evento.
O Linking Great Partners 2024 – Learning by innovating, inclui o LGP Challenge (sessão de pitch, dividido em quatro atos) e o Tech in action (feira de produtos). Relativamente ao LGP Challenge, o primeiro ato – innovatiing with the market – é composto por um painel com as startups de LGP que exploraram ideias propostas pelos estudantes e desenvolveram esses produtos interagindo com o mercado. O segundos ato – innovating with AI – inclui as startups de LGP que desenvolveram soluções em baseadas em Inteligência Artificial. O terceiro ato – innovating with industry – inclui as startups de LGP que desenvolveram soluções em colaboração com empresas de diferentes áreas (consultoria tecnológica, soluções informáticas, indústria transformadora, saúde, etc.). O último ato – innovating with society – inclui as startups que desenvolveram soluções em colaboração com atores da sociedade.
Gil Gonçalves, coordenador da unidade curricular e Professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, destaca que esta iniciativa é essencial para que “os estudantes compreendam que o espírito colaborativo, empreendedor e criativo são ingredientes fundamentais na inovação e no sucesso de qualquer projeto” e acrescenta que “LGP, através do seu modelo de ensino-aprendizagem e das ligações que promove e potencia entre a edução, a investigação, a indústria e a sociedade, pretende ter um impacto sistémico na universidade, contribuindo para aumentar a capacidade de inovação e empreendedorismo dos seus estudantes, bem como potenciar o contributo dos estudantes e da universidade para o ecossistema de inovação regional.”
Para Raul Vidal, Professor Emérito da Faculdade de Engenharia, “ao envolver estudantes de várias esferas curriculares e de perfis distintos num trabalho colaborativo que instiga o pensamento crítico e criativo, o LGP assume-se como uma oportunidade ímpar para desenvolver competências nas áreas de gestão de projeto, trabalho em equipa, interação com os clientes, marketing, comunicação, e tantas outras valências que fazem dos nossos estudantes futuros profissionais com um perfil verdadeiramente diferenciado e os preparam para serem futuros líderes”.
O evento Linking Great Partners pode ainda ser acompanhado nas redes sociais e no canal de Youtube do evento:
https://www.linkedin.com/company/lgp-feup/
https://www.instagram.com/lgpfeup/
https://www.facebook.com/LGPFEUP/
https://www.youtube.com/channel/UCHok_R_VJzzzI-ePwsS0Igg