Business Process Modeling
ESG0002 - ECTS
Através do conhecimento veiculado, pretende-se que, no final da disciplina, o aluno seja capaz de:
a - descrever e explicar o contexto que sustenta o desenvolvimento de novos modelos e processos de negócio suportados por tecnologias de informação e comunicação.
b - Explicar as vantagens da gestão das organizações orientada aos processos e descrever os principais referenciais normativos e modelos de referência
c - Identificar e desenhar os processos de uma organização, a partir do modelo de negócio dessa organização.
d - Enumerar, explicar e aplicar as principais metodologias, técnicas e ferramentas de suporte à modelação e análise dos processos numa organização.
e – Especificar sistemas de informação de suporte à execução e gestão de processos de negócio a partir dos respectivos modelos.
Organizational Behaviour
ESG0004 - ECTS
Este Módulo visa dotar os participantes de competências para desempenhar os papéis mais adequados (liderança e colaboração) aos objectivos e contextos da sua vida quotidiana (profissional e pessoal).
1. Os processos de auto-liderança
2. Os processos de construção da realidad: objectividade, subjectividade, intersubjectividade)
3. O impacto dos contextos (seguro vs não seguro) nos comportamentos: dimensões da eficácia)
4. As fases de desenvolvimento enquanto contexto dos comportamentos individuais e grupais
a) eu num novo contexto
b) eu num contexto conflictual
c) eu num contexto de resolução problemas
d) eu num contexto de focalização na acção
4. Os processos de mudança/aprendizagem (a importância do "refreezing" e do treino na implementação da mudança)
Creativity
ESG0008 - ECTS
- Identification of cognitive abilities and behaviour that enable the development of innovative proposals.
- Understanding of mechanisms and the different phases of the creative process.
- Conscious and flexible utilisation of systematic heuristic tools: techniques for problem exploration, methods for idea generation and evaluation techniques.
- Active participation in a creative group.
Enterprise Management
ESG0001 - ECTS
Pretende-se colocar os alunos em contacto com os principais conceitos de Gestão, proporcionando uma visão integrada dos processos e das diferentes áreas da Gestão. Nesse sentido, aborda-se o processo de gestão, as principais áreas funcionais, e a gestão estratégica como área integradora.
O curso terá um carácter teórico-prático, aliando as bases teóricas à sua aplicação ao estudo de casos de empresas e à realização de trabalhos.
Human-Computer Interaction
EIC0057 - ECTS
OBJECTIVO GERAL
O principal objectivo da disciplina é o de preparar os alunos para analisarem e projectarem as componentes interactivas dos sistemas, em particular da interface com os utilizadores, de uma forma adequada às suas necessidades, considerando o curto, médio e longo prazo.
OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os alunos para analisarem sistemas interactivos, em termos de um conjunto de parâmetros quantitativos e qualitativos.
2. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de estudo, observação e interrogação de utilizadores suportadas na compreensão do modelo conceptual dos utilizadores de sistemas.
3. Preparar os alunos para utilizarem um processo de construção de produtos interactivos baseado numa filosofia de projecto, incluindo a avaliação dos utilizadores, concepção, prototipagem, validação, construção e manutenção.
Decision Support Systems
ESG0005 - ECTS
- Understand the complexity and the quantitative and qualitative aspects of the processes of decision making, using simple approaches for structuring;
- Use the concepts and principles of Decision Theory and Analysis of Multi-Criteria, structure alternatives and decision criteria, incorporating sensitivity analysis;
- Using models and optimization algorithms, heuristics and simulation to support the resolution of decision problems;
- Understand the problems associated with designing systems Decision Support and be able to contribute to their specification.
Information Systems
Accounting and Financial Management
Dissertation - Introduction to Research Project I
ESG0009 - ECTS
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de recursos, conceptuais e instrumentais, para a realização de projectos de investigação no âmbito das Ciências Sociais. Os conteúdos a abordar inserem-se em dois domínios gerais: o enquadramento histórico e epistemológico da investigação em ciências sociais e a compreensão das diversas etapas do processo de investigação. No final espera-se que os estudantes tenham construído um conhecimento e desenvolvido um conjunto de competências no âmbito da investigação em ciências sociais que lhes permita conceber e realizar de forma autónoma um projecto de investigação individual neste âmbito.
Requirements Engineering for Services
ESG0014 - ECTS
Dotar os alunos com competências para planear, gerir e levar a cabo um processo de análise e especificação de requisitos de um sistema de serviços baseados em tecnologias.
Service Operations Management and Logistics
ESG0010 - ECTS
It is expected to endow the students with skills to:
- develop an global view of the traditional and recent concepts of operations management, logistics and supply chain management in services;
- design, plan and manage operations and logistics in the service sector, considering the maximization of operational efficiency and client satisfaction;
- understand the role of operations and logistics in the global strategy of the company;
- understand the need to align the logistic processes with those of the suppliers and clients.
Human Resources Management
ESG0015 - ECTS
O principal objectivo da disciplina é a sensibilização dos alunos para o seu papel futuro de Gestores de Pessoas nas suas diversas facetas, salientando a importância da gestão de recursos humanos, em linha com a estratégia da organização.
Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam as competências técnicas inerentes à utilização dos diversos instrumentos que a Gestão de Recursos Humanos propõe para uma gestão mais eficaz e motivadora das pessoas.
Services Marketing
E-Business Technologies
ESG0007 - ECTS
The new business models involve more and more technology, "Information Technologies and Communication.
In TNE (Technologies for Electronic [E] Business [N]) want to examine how technologies contribute to the construction of value and to build new business models.
Learning outcomes (Bloom)
[1 and 2] To know and be able to discuss the engineering tools such as Enterprise Architecture Life Cycle Engineering and Business History of the life cycle of the company. Know and be able to discuss the use of value networks in the analysis of the value proposition of integration (of technology in business).
[3] Apply the concepts prior to the analysis of a business model, establishing the relationship between the use of technology and added value resulting
[4] Compare the value propositions of different business models and technology platforms
[5] propose a new model or evolution to an existing solution (Model Business / Tech Support)
Capital Budgeting
ESG0024 - ECTS
Background
This subject deals with the analysis of one of the most important decisions in Corporate Finance - the allocation of funds to capital projects, in order to maximize firm value.
Specic Aims
To provide students with the knowledge of basic methodologies for the analysis of the financial and economic feasibility of investment projects, in certainty and uncertainty conditions.
Previous Knowledge
Basic accounting concepts; basic financial mathematics.
Learning Outcomes
It is intended that at the end of the course students
know how to justify the decision making of real investments in companies, and are capable of analysing and ellaborating Business Plans.
Enterprise Management Architecture
Information Systems Architecture
ESG0013 - ECTS
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Com esta disciplina pretende-se que se compreenda o conceito de Arquitectura de Sistemas de Informação (ASI) e a sua importância no seio das organizações e se seja capaz de desenvolver ASI adequadas à estratégia dos negócios
RESULTADOS ESPERADOS:
- Compreender o conceito de Arquitectura de Sistemas de Informação (ASI) e a sua importância no seio das organizações
- Conhecer algumas das frameworks existentes e a sua aplicação prática na definição da ASI
- Saber utilizar métodos e ferramentas para obtenção das diversas arquitecturas envolvidas na ASI (negócio, dados, aplicações, tecnológica)
- Ser capaz de desenvolver um projecto de ASI adequado às necessidades e à estratégia de um negócio
- Tomar contacto com algumas das tendências de desenvolvimento de aplicações no sentido de facilitar a troca de informações e a interoperabilidade (XML, Web Services, SOA, ect.)
Creativity
ESG0008 - ECTS
- Identification of cognitive abilities and behaviour that enable the development of innovative proposals.
- Understanding of mechanisms and the different phases of the creative process.
- Conscious and flexible utilisation of systematic heuristic tools: techniques for problem exploration, methods for idea generation and evaluation techniques.
- Active participation in a creative group.
New Service Development and Design
ESG0019 - ECTS
Pretende-se colocar os alunos com os principais conceitos e metodologias de desenvolvimento de novos serviços, e dotar os alunos de competências na sua aplicação. O cuso terá um carácter teórico prático, aliando as bases teóricas à sua aplicação a um aprojecto de desenvolvimento de um novo serviço.
Dissertation - Introduction to Research Project II
ESG0018 - ECTS
Assimilação dos processos, metodologias e práticas associados à investigação científica, com particular relevância nas áreas das ciências experimentais e das ciências sociais. Desenvolvimento do espírito de crítica científica. Demonstração da capacidade de elaborar e de apresentar um plano de um projecto de dissertação, incluindo o respectivo estado da arte, em tema a seleccionar.
Corporate Strategy
ESG0020 - ECTS
Dotar os alunos de competências para analisar e delinear a estratégia de uma organização.
Customer Relationship Management
Multimedia and New Services
ESG0025 - ECTS
- Analisar e discutir a função estruturante das Comunicações e seus impactos na organização e evolução económica e social das Sociedades (empresas, cidadãos, administração pública).
- Perceber as tendências tecnológicas das Telecomunicações (redes, terminais, serviços).
- Conhecer os aspectos relevantes do Sector, em Portugal e no Mundo.
- Dominar alguns conceitos tecnológicos básicos a fim de facilitar o diálogo multi-disciplinar nas Organizações, seja em processos colaborativos internos ou na relação externa com parceiros, fornecedores ou clientes da sua cadeia de valor.
- Saber aproveitar as TIC (na sua componente de Comunicação Multimédia) para ciar Valor e promover a Inovação, seja nos modelos de negócio, nos processos produtivos ou de decisão, nos produtos e serviços ou na experiência de utilização dos clientes.
- Adquirir sensibilidade quanto à incorporação das Plataformas de Comunicação Electrónicas na construção e fornecimento de Serviços, usando Casos de Estudo reais.
Dissertation - Internship
Dissertation - Research Project or Internship
ESG0026 - ECTS
Permitir aos finalistas do MESG uma transição orientada do ambiente académico universitário da FEUP para um ambiente empresarial.
Proporcionar às empresas o contacto com alunos finalistas, habilitados com formação universitária superior em engenharia de serviços e gestão para a realização de projectos de curta duração com co-orientação de um docente da FEUP.