| Code: | CTLGE01 | Acronym: | CTLGE01 |
| Keywords | |
|---|---|
| Classification | Keyword |
| OFICIAL | Personal Development |
| Active? | Yes |
| Responsible unit: | Orientation and Integration Unit |
| Course/CS Responsible: | Soft Skills: Leadership and Team Management |
| Acronym | No. of Students | Study Plan | Curricular Years | Credits UCN | Credits ECTS | Contact hours | Total Time |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CTLGE | 4 | Syllabus | 1 | - | 1,5 | 20 | 40,5 |
| - | 1 | - | - | - | 1,5 | 20 | 40,5 |
NO final da Unidade de Formação o estudante deverá ser capaz de : • Conhecer os diferentes estilos de liderança; • Compreender a relação entre os diferentes estilos de liderança e os diferentes padrões motivacionais das equipas de trabalho; • Conhecer os diferentes padrões motivacionais das equipas de trabalho; • Compreender a relação entre os diferentes estilos de liderança e os diferentes padrões motivacionais das equipas de trabalho; • Identificar os diferentes tipos de conflitos que emergem nas equipas de trabalho; • Identificar as principais caraterísticas de funcionamento de uma equipa, a sua estrutura e as suas dinâmicas; • Compreender a diferenças entre a orientação para as pessoas e a orientação para as tarefas e suas (des)vantagens na liderança de uma equipa; • Compreender e aplicar de forma adequada os mecanismos de feedback (reforço / punição), de motivação e de mediação enquanto líder de equipa.
Aquisição de noções gerais de gestão estratégica de liderança de equipas;
aplicação de competências de comunicação para a condução de equipas (feedback, elogia e crítica; assertividade);
Compreensão e intervenção em equipas, de acordo com diferentes estilos de liderança e diferentes padrões motivacionais;
análisar e resolver de situações paradigmáticas de liderança e getão de equipas.
• O conceito de líder e do seu papel dentro da equipa de trabalho; • Teoria dos traços vs teorias desenvolvimentais na emergência dos líderes (fatores pessoais e educacionais e contextuais); • Os diferentes estilos de liderança; • As principais caraterísticas e comportamentos das equipas de trabalho; • Os diferentes padrões motivacionais das equipas de trabalho; • A inevitabilidade e o papel do conflito na dinâmica organizacional; • A escalada de conflito, o que é? • As diferentes estratégias de resolução de conflitos e o impacto das opções tomadas; • Técnicas (comunicacionais) que permitem organizar, animar e motivar uma equipa; • O feedback: a utilização do elogio e da crítica na gestão de equipas; • O líder como mediador e motivador de uma equipa.
Exposição de conceitos básicos; Debate e brainstorming para a consolidação dos conceitos e participação e envolvimento dos estudantes efetiva de todos; Exercícios de dinâmica de grupo para treino de competências; Análise e síntese integradora das aprendizagens.
| Description | Type | Time (hours) | Weight (%) | End date |
|---|---|---|---|---|
| Participação presencial | 50,00 | |||
| Prova oral | 40,00 | |||
| Participação presencial | 10,00 | |||
| Total: | - | 100,00 |
| Description | Type | Time (hours) | End date |
|---|---|---|---|
| Frequência das aulas | 16 | ||
| Total: | 16,00 |
Pressupõe uma frequência das aulas superior a 75%.
• Pontualidade (10%) • Participação e envolvimento (50%) • Trabalho autónomo: proposta de resolução do problema apresentado num caso de estudo exposto (40%)