Objetivos e Atividades
Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um primeiro protótipo de um sistema de informação integrado não intrusivo e de baixo-custo que permita a previsão do sono ao volante e a deteção de distúrbio ou privação crónica do sono tendo em vista um avanço científico e tecnológica na resolução do problema do "sono ao volante".
Este sistema de informação utilizará, como base, um dispositivo de pulso, que fornecerá informação sobre ritmo cardíaco através de sensores de Fotopletismografia (PPG - do inglês, Photoplethysmogram) e quantidade de oxigénio no sangue (SPO2), doravante designados por sinais ou dados biométricos, bem como dados sobre o movimento do corpo com base nos valores do acelerómetro e giroscópio, doravante designados por sinais ou dados físicos. Esta informação será utilizada para a deteção de distúrbios do sono e também para a monitorização contínua para a previsão de sono durante a condução.
Resultados Esperados/Atingidos
Esta solução dirige-se principalmente a empresas de transportes, nomeadamente para os seus motoristas profissionais, que são um dos grupos alvo principais para resolver o problema do "sono ao volante". A utilização do sistema proporcionará, entre outros benefícios:
o Melhoria da qualidade de vida dos motoristas profissionais;
o Melhoria do desempenho dos motoristas profissionais;
o Aumento dos níveis de segurança dos passageiros;
o Diminuição do risco de acidente rodoviário;
o Diminuição dos riscos psicossociais das empresas;
o Diminuição de custos para as empresas envolvidas (transportes e seguradoras). |