Go to:
Logótipo
You are here: Start > Project: NORTE-01-0247-FEDER-039720

Project: NORTE-01-0247-FEDER-039720

Project name: Sono ao Volante 2.0 - Sono ao Volante 2.0 - Information system for predicting sleeping while driving and detecting disorders or chronic sleep deprivation
Project code: NORTE-01-0247-FEDER-039720
Main Objective: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Intervention Region: Norte
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: Optimizer- Serviços e Consultadoria Informática, Lda
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Date of approval: 2019-05-21
Start date: 2019-10-01
Completion date: 2023-06-30
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 944.308,01 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 188.978,28 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 188.978,28 EUR
Total Financial Support
União Europeia - FEDER: 695.854,78 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 141.733,71 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 141.733,71 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
Objetivos e Atividades
Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um primeiro protótipo de um sistema de informação integrado não intrusivo e de baixo-custo que permita a previsão do sono ao volante e a deteção de distúrbio ou privação crónica do sono tendo em vista um avanço científico e tecnológica na resolução do problema do "sono ao volante".
Este sistema de informação utilizará, como base, um dispositivo de pulso, que fornecerá informação sobre ritmo cardíaco através de sensores de Fotopletismografia (PPG - do inglês, Photoplethysmogram) e quantidade de oxigénio no sangue (SPO2), doravante designados por sinais ou dados biométricos, bem como dados sobre o movimento do corpo com base nos valores do acelerómetro e giroscópio, doravante designados por sinais ou dados físicos. Esta informação será utilizada para a deteção de distúrbios do sono e também para a monitorização contínua para a previsão de sono durante a condução.
Resultados Esperados/Atingidos
Esta solução dirige-se principalmente a empresas de transportes, nomeadamente para os seus motoristas profissionais, que são um dos grupos alvo principais para resolver o problema do "sono ao volante". A utilização do sistema proporcionará, entre outros benefícios:
o Melhoria da qualidade de vida dos motoristas profissionais;
o Melhoria do desempenho dos motoristas profissionais;
o Aumento dos níveis de segurança dos passageiros;
o Diminuição do risco de acidente rodoviário;
o Diminuição dos riscos psicossociais das empresas;
o Diminuição de custos para as empresas envolvidas (transportes e seguradoras).
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2025-09-01 at 06:30:43 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal