Go to:
Logótipo
You are here: Start > Project: POCI-01-0247-FEDER-033916

Project: POCI-01-0247-FEDER-033916

Project name: Fundidos de aço inoxidável com rugosidade otimizada
Project code: POCI-01-0247-FEDER-033916
Main Objective: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Intervention Region: Norte
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: Felino - Fundição e Construções Mecânicas, SA
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Start date: 2018-06-29
Completion date: 2021-12-26
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 349.631,71 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 97.668,56 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 97.668,56 EUR
Total Financial Support
União Europeia - FEDER: 208.426,88 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 73.251,42 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 73.251,42 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
Objetivos e Atividades Objetivos:
O projeto FARO visa estudar e desenvolver um conjunto coerente de tecnologias com vista a introduzir na FELINO a produção de componentes em aço inoxidável com um conjunto de características que permitam à empresa competir pela liderança industrial da produção de máquinas para padaria e pastelaria, respondendo às novas exigências do mercado.
Atividades;
Atividade 1 -realização de Estudos Preliminares.
Atividade 2 - Aquisição e Desenvolvimento de novos conhecimentos e valências.
Atividade 3 - Realização da Prova de Conceito, associada à demonstração da tecnologia desenvolvida. Definição de um novo processo de fabrico associado aos objetivos técnicos do projeto.
Atividade 4 - Edificação de prototipagem, realização de testes e ensaios associados, convergindo na realização de componentes para máquinas de panificação.
Atividade 5 - Promoção e divulgação de resultados.
Atividade 6 - Gestão do projeto.
Resultados Esperados/Atingidos A utilização de aços inoxidáveis permitirá a produção de componentes fundidos para a indústria da panificação não existentes, colocando a FELINO como uma das empresas chave deste setor. A implementação das referidas novas tecnologias na empresa exige a aquisição de conhecimento, o desenvolvimento dos processos e a investigação industrial.
No âmbito deste projeto está prevista a execução de amostras de reduzidas dimensões e, posteriormente, um conjunto de protótipos, nomeadamente:
(1) Garfo misturador em aço inoxidável austenítico que já é parcialmente produzido na FELINO mas com o recurso a operações de conformação plástica e soldadura. Pretende-se eliminar todas estas etapas e vazar o componente eliminando, ou minimizando, operações secundárias (com exceção do tratamento térmico) mas assegurando as propriedades mecânicas exigidas;
(2) Corpo de máquinas em aço inoxidável (ferrítico) com acabamentos superficiais disruptivos.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2025-06-13 at 12:02:12 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal