Go to:
Logótipo
You are here: Start > Project: PTDC/MAR-TEC/6984/2014 - POCI-01-0145-FEDER-016882

Project: PTDC/MAR-TEC/6984/2014 - POCI-01-0145-FEDER-016882

Project name: OPWEC - Optimizing Wave Energy Converters
Project code: PTDC/MAR-TEC/6984/2014 - POCI-01-0145-FEDER-016882
Main Objective: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Intervention Region: Norte, Lisboa
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): Instituto Superior Técnico
Date of approval: 2016-04-08
Start date: 2016-06-01
Completion date: 2020-07-31
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 199.512,00 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 117.720,00 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 117.720,00 EUR
Total Financial Support
União Europeia - FEDER: 132.778,80 EUR
Orçamento de Estado: 66.733,20 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 117.720,00 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 100.062,00 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 17.658,00 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
Objetivos e Atividades
O projeto OPWEC visou desenvolver e avaliar duas tecnologias para a conversão da energia das ondas utilizando modelação física e numérica (i.e., modelação compósita), bem como projetar sistemas de amarração para essas tecnologias para aplicações junto à costa e ao largo. Para atingir esses objetivos foram usados modelos numéricos desenvolvidos pelos parceiros do projeto (FEUP e IST-ID), livres e comercias, adaptados de modo a reproduzirem o comportamento hidrodinâmico das duas tecnologias e incluírem os efeitos não lineares devidos ao sistema de amarração e ao sistema de extração de energia, no domínio do tempo e da frequência. As tecnologias estudadas foram o CECO - um conversor inovador concebido para absorver, simultaneamente, a energia cinética e a energia potencial das ondas (FEUP), e o FWOC - um sistema flutuante dotado de uma coluna de água oscilante e adequado a regiões em que o recurso energia das ondas é elevado.

Resultados Esperados/Atingidos
Durante o projeto OPWEC foram desenvolvidos modelos numéricos para o estudo e a otimização das tecnologias de conversão de energia das ondas, que consideram o efeito dos sistemas de extração de energia e de amarração, dado que ambos têm influência na resposta hidrodinâmica dos conversores e no seu desempenho. Esses modelos foram validados com resultados de testes em modelo físico realizados no tanque de ondas da FEUP.
A avaliação das tecnologias ao longo da costa de Portugal requereu, primeiro, uma caracterização das condições locais de agitação marítima (matrizes de recurso) e, posteriormente, a combinação dessas matrizes com a matriz de potência das tecnologias. A análise evidenciou a necessidade de otimizar as tecnologias para os trechos mais energéticos. Os trabalhos em curso visam avaliar experimentalmente as novas versões das tecnologias otimizadas e obter a primeira unidade CECO preparada para aplicação em águas profundas (100 m).
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Accessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page generated on: 2025-06-16 at 10:39:50 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal