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Project: POCI-01-0145-FEDER-028526

Project name: AUTODRIVING - Modelling the Driver Behaviour in Automated Driving Using a Driving Simulator
Project code: POCI-01-0145-FEDER-028526
Main Objective: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Intervention Region: Norte, Lisboa
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Date of approval: 2018-07-18
Start date: 2018-10-01
Completion date: 2022-09-30
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 239.945,96 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 198.645,96 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 175.245,96 EUR
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto: 23.400,00 EUR
Total Financial Support
União Europeia - FEDER: 168.849,07 EUR
Orçamento de Estado: 71.096,89 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 198.645,96 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 148.959,07 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto: 19.890,00 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 26.286,89 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto: 3.510,00 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
Objetivos e Atividades
Os objetivos do projeto AUTODRIVING são: (1) estudar a atividade e comportamento do condutor durante a condução autónoma incluindo (2) a investigação do comportamento de "assumir o controlo" da condução do veículo em diferentes circunstâncias, sendo esta a situação de condução expectável de maior risco no contexto do veículo autónomo e (3) a identificação do conhecimento do condutor acerca do funcionamento do sistema e que permitirá a confiança no sistema fundamental para uma adaptação do comportamento eficaz e segura. Estes objetivos irão permitir conhecer os níveis de capacidade do condutor em assumir o controlo de forma segura tendo em conta a influência de características do condutor (por exemplo, idade, sexo, estado de saúde, perceção do risco). O projeto envolve métodos e ferramentas de recolha de informação de um número elevado de condutores (profissionais e não profissionais) bem como métodos experimentais.

Resultados Esperados/Atingidos
Diversos resultados são esperados obter no âmbito deste projeto. Estes resultados podem ser divididos em dois temas principais: (1) através de questionários e grupos focais, o estudo dos níveis de conhecimento e interesse da população nacional sobre o veículo autónomo e (2) através de experiências em simulador de condução, o conhecimento do comportamento do condutor, o seu desempenho na condução e a influência das características do condutor nestes mesmos aspetos. Este último tema permitirá identificar o intervalo desejável de aviso ao condutor, a capacidade do condutor em assumir o controlo, alternando entre o modo automático e manual bem como identificar as tarefas secundárias à condução mais comuns. Este conhecimento suportará o desenvolvimento de modelos de negócios para a entrada no mercado do veículo autónomo ao nível nacional bem como identificar politicas futuras de mobilidade de transportes.
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