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Project: POCI-01-0145-FEDER-028101

Project name: SAFEGOAL - SAFEGOAL - Safer Synthetic Turf Pitches with infill of rubber crumb from recycled tires
Project code: POCI-01-0145-FEDER-028101
Main Objective: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Intervention Region: Norte
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Date of approval: 2018-02-27
Start date: 2018-06-01
Completion date: 2022-05-31
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 222.995,98 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 222.995,98 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 222.995,98 EUR
Total Financial Support
União Europeia - FEDER: 189.546,58 EUR
Orçamento de Estado: 33.449,40 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 222.995,98 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 189.546,58 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 33.449,40 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
Objetivos e Atividades Este projeto tem como objetivo a criação de uma alternativa viável e segura para a reciclagem de pneus descartados anualmente, garantindo a redução de possíveis contaminantes presentes nos granulados de borracha, em particular os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs). Na atividade 1 pretende-se efetuar uma quantificação de PAHs em granulados de borracha, com especial foco nos 8-PAHs carcinogénicos. Na atividade 2 será estudado o efeito dos PAHs, provenientes de granulados de borracha em condições diferentes, para o ambiente e para a saúde pública. Na atividade 3, realizar-se-ão estudos de transferência de massa desde o material de origem até ao produto final. A atividade 4 tem como objetivo o desenvolvimento de uma tecnologia para a redução em 10% de 1 mg/kg (limite estabelecido atualmente para o benzo(a)pireno). Finalmente as atividades 5 e 6 correspondem à análise de ciclo de vida e à avaliação de risco. Resultados Esperados/Atingidos Serão estudados os granulados de borracha de pneus em fim de vida de diferentes campos sintéticos, diferentes idades e granulometrias, de forma a correlacionar estes fatores com as concentrações de PAHs. Serão realizados estudos de avaliação de risco.
Por outro lado, serão definidas as condições operacionais da tecnologia de leito fluidizado com ar quente, a fim de otimizar a redução de PAHs no produto e permitir as informações aos produtores dos produtos esperados.
São esperadas diferenças no comportamento dos 8-PAHs carcinogénicos, devido às suas propriedades físico-químicas.
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