1 A CANDIDATURA. OBJETIVOS
O projeto Windscanner Portugal (WindscannerPT) pretendia ser o nó português de uma infraestrutura ERIC, a ser criada na continuação do projeto ESFRI-Fase Preparatória, denominado Windscanner.eu (n. 312372, FP7- INFRAESTRUTURAS-2012-1). WindscannerPT foi um programa abrangente, para aquisição de equipamento, e formação de investigadores e técnicos para uso e divulgação da infraestrutura.
2 A REDE EUROPEIA WINDSCANNER.EU
A criação da infraestrutura ERIC foi inviabilizada porque não houve o reconhecimento de importância da infraestrutura na maioria dos seis países do consórcio Windscanner.eu. Restou o compromisso de apoio à instalação do nó português e a procura da sua sobrevivência com financiamento nacional sem abrir mão da procura de financiamento europeu no âmbito de outros programas que não o ESFRI. O resultado desta estratégia foi a aprovação de um novo projeto europeu (LIKE - LIdar Knowledge Europe, nº: 858358, H2020-MSCA-ITN-2019) para formação de 15 doutorados, sendo um deles nacional.
3 CAMPANHAS DE MEDIÇÃO DE CAMPO
À data da candidatura, um dos principais objetivos do WindscannerPT era a utilização na campanha da Serra do Perdigão. Após reformulação do plano de trabalho inicialmente proposto, o projeto WindscannerPT, assente num projeto europeu de apoio ao desenvolvimento da indústria eólica, foi viabilizado através da monitorização do tráfego aéreo nos aeroportos.
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera adquiriram dois lidars, cuja utilização principal é a caracterização do regime de ventos do Aeroporto da Madeira, atualmente em curso (maio de 2022). O resultado do WindscannerPT foi a aquisição de equipamento (único em Portugal e de grande importância para os grupos de pesquisa).
|