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Project: NORTE-01-0145-FEDER-022207

Project name: windscanner.pt - windscanner.pt
Project code: NORTE-01-0145-FEDER-022207
Main Objective: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Intervention Region: Norte, Lisboa
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial; INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência; Instituto Português do Mar e da Atmosfera IP; Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.
Date of approval: 2017-07-20
Start date: 2017-10-23
Completion date: 2021-10-22
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 867.286,17 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 437.468,95 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 437.468,95 EUR
Total Financial Support
União Europeia - FEDER: 572.205,99 EUR
Orçamento de Estado: 295.080,18 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 437.468,95 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 371.848,61 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 65.620,34 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
1 A CANDIDATURA. OBJETIVOS
O projeto Windscanner Portugal (WindscannerPT) pretendia ser o nó português de uma infraestrutura ERIC, a ser criada na continuação do projeto ESFRI-Fase Preparatória, denominado Windscanner.eu (n. 312372, FP7- INFRAESTRUTURAS-2012-1). WindscannerPT foi um programa abrangente, para aquisição de equipamento, e formação de investigadores e técnicos para uso e divulgação da infraestrutura.

2 A REDE EUROPEIA WINDSCANNER.EU
A criação da infraestrutura ERIC foi inviabilizada porque não houve o reconhecimento de importância da infraestrutura na maioria dos seis países do consórcio Windscanner.eu. Restou o compromisso de apoio à instalação do nó português e a procura da sua sobrevivência com financiamento nacional sem abrir mão da procura de financiamento europeu no âmbito de outros programas que não o ESFRI. O resultado desta estratégia foi a aprovação de um novo projeto europeu (LIKE - LIdar Knowledge Europe, nº: 858358, H2020-MSCA-ITN-2019) para formação de 15 doutorados, sendo um deles nacional.

3 CAMPANHAS DE MEDIÇÃO DE CAMPO
À data da candidatura, um dos principais objetivos do WindscannerPT era a utilização na campanha da Serra do Perdigão. Após reformulação do plano de trabalho inicialmente proposto, o projeto WindscannerPT, assente num projeto europeu de apoio ao desenvolvimento da indústria eólica, foi viabilizado através da monitorização do tráfego aéreo nos aeroportos.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera adquiriram dois lidars, cuja utilização principal é a caracterização do regime de ventos do Aeroporto da Madeira, atualmente em curso (maio de 2022). O resultado do WindscannerPT foi a aquisição de equipamento (único em Portugal e de grande importância para os grupos de pesquisa).

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