Objetivos e Atividades
O objetivo é aproximar os atuais modelos de turbulência desenvolvidos para escoamentos turbulentos canónicos simples dos desenvolvimentos teóricos mais recentes em escoamentos turbulentos em desequilíbrio e em regions de não-homogeneidade da turbulência junto a interfaces. Utilizam-se aqui dois novos escoamentos canónicos onde estes fenómenos dominam para nos focarmos nas principais limitações dos modelos de turbulência atuais e compreendermos os mecanismos em ação e prosseguirmos para a próxima geração de modelos capaz de tartar estas situações.
O projeto baseia em simulação numérica direta (DNS), que é porventura a melhor ferramenta para estudar estes fenómenos. Em DNS todas as escalas relevantes do escoamento são explicitamente simuladas usando os esquemas numéricos mais precisos, desde as grandes escalas que contém a energia cinética da turbulência, até às escalas mais pequenas da dissipação.
Resultados Esperados/Atingidos
Caracterização detalhada da geometria, estrutura, escalamento, e dinâmica da energia cinética, vorticidade, de campos escalares, e das estruturas vorticais na vizinhança de interfaces turbulentas/não-turbulentas, na ausência e na presença de corte médio
|