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Economia Circular e Sustentabilidade - Estratégia e Modelos de Negócio

Código: 2EGA13     Sigla: ECSEMN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EGA 23 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 7,5 56 202,5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-07-24.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular Economia Circular e Sustentabilidade – Estratégia e Modelos de Negócio tem como principais objetivos: desenvolver nos estudantes a capacidade de analisar, propor e implementar estratégias segundos os preceitos de desenvolvimento sustentável de longo prazo; adequar diferentes operações de gestão em organizações de forma a contribuir para modelos de negócios regenerativos, restaurativos com reduzidos impactos socioambientais.

Objetivos Específicos:

  • Compreender os fundamentos e princípios de desenvolvimento sustentável de longo prazo e da economia circular.
  • Revisitar os modelos lineares atuais de gestão e revê-los à luz da ótica organizacional e estratégica imposta pela Economia Circular.
  • Repensar os processos produtivos, a produção e a utilização de produtos e serviços.
  • Trabalhar modelos económicos circulares aplicados em diversos setores.
  • Avaliar indicadores de sustentabilidade e impacto ambiental.
  • Desenvolver estratégias circulares que respeitem a agenda macroeconómica de desenvolvimento sustentável.
  • Aplicar conceitos de inovação sustentável e modelos de negócios disruptivos.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao final do programa os estudantes deverão ser capazes de: desenvolver diagnósticos e estratégias organizacionais sustentáveis, aplicar conceitos de inovação sustentável, propor estratégias organizacionais circulares de longo prazo, adotar princípios de design circular e sustentabilidade em produtos e serviços. Sendo para tal necessário utilizar pensamento sistémico e estratégico, exercitar capacidade analítica e de resolução de problemas complexos, basear a tomada de decisão em dados e evidências sustentáveis para então poder expressar comunicação de estratégias de sustentabilidade a diferentes stakeholders.

Conhecimentos

  • Fundamentos de economia circular e desenvolvimento sustentável.
  • Modelos de gestão de negócios circulares.
  • Cadeias de valor e ciclo de vida de produtos.
  • Indicadores de economia circular e de sustentabilidade.
  • Importância de políticas públicas e instrumentos económicos para a sustentabilidade.
  • Estratégia, comunicação e report, e relação com investidores na ótica de sustentabilidade e do ESG.

Aptidões

  • Identificar oportunidades de circularidade em modelos de negócios.
  • Redesenhar relações de produção, distribuição e consumo.
  • Desenvolver diagnósticos e estratégias organizacionais sustentáveis.
  • Utilizar indicadores para monitorizar desempenho ambiental e social.

Competências

  • Pensamento sistémico e estratégico.
  • Capacidade analítica e de resolução de problemas complexos.
  • Tomada de decisão com base em dados e evidências sustentáveis.
  • Comunicação clara de estratégias de sustentabilidade a diferentes stakeholders.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Revisão dos conceitos de Desenvolvimento Sustentável; Estratégias; Evolução Cronológica.

  2. Inovação para a Sustentabilidade: ideias, tecnologias e modelos de negócio.

  3. Design, Ecodesign; Avaliação de Ciclo de Vida; Logística Reversa.

  4. Gestão de Resíduos; Legislação europeia e portuguesa; Prevenção e tratamentos de resíduos; Ciclo fechado.

  5. Diferenças entre Economia Linear, Economia Circular e Transição para a circularidade; Conceitos, definições, origens e fontes de influências; A importância das políticas públicas.

  6. Estrutura ReSOLVE e Modelos de Economia Circular: Modelo 1- Insumos Circulares

  7. Modelos de Economia Circular: Modelo 2 – Valorização de Recursos; Gestão da Cadeia de Abastecimento Circular

  8. Modelos de Economia Circular: Modelo 3 – Extensão de Vida do Produto; Comportamento do Consumidor; Estratégias mercadológicas

  9. Modelos de Economia Circular: Modelo 4 – Plataformas de Partilha e Modelo 5 – Produto como serviço

  10. Casos de estudos práticos (Alimentos, Têxteis, embalagens, entre outros)

  11. Indicadores e Monitorização de Estratégias de Sustentabilidade e de Economia Circular; Relatórios

Bibliografia Obrigatória

Weetman, C.; Circular Economy Handbook for Business and Supply Chains: Repair, Remake, Redesign, Rethink., Kogan Page Publishers., 2016

Bibliografia Complementar

Bocken, N.; Business models for sustainability, 2023
Farooque, M., Zhang, A., Thürer, M., Qu, T., & Huisingh, D. ; Circular supply chain management: A definition and structured literature review., 2019
Kirchherr, J., Reike, D., & Hekkert, M.; Conceptualizing the circular economy: An analysis of 114 definitions., 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São diversas as metodologias de ensino e aprendizagem definidas para esta unidade curricular. O importante é trazer uma componente ativa de aprendizado e promover análise crítica pelos estudantes. Dentre as múltiplas abordagens estarão presentes: aula expositiva e dialogada para promover debates em profundidade, diversos materiais de consulta e apoio para leituras orientadas que suportam os conteúdos a serem trabalhados, exercícios e atividades em grupo para intercâmbio de ideias por distintos enquadramentos, dinâmicas como design thinking para estimular a criatividade, a colaboração e a geração de ideias com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para problemas complexos dentre as temáticas de sustentabilidade e economia circular. Adicionalmente, casos de estudo em diferentes segmentos do mercado serão utilizados para promover análises em profundidade tendo como objetivo analisar um determinado fenómeno, situação ou problema, para permitir uma compreensão mais detalhada de um contexto específico. Ao longo de todo o semestre, documentos científicos, relatórios gerenciais, estudos técnicos serão abordados para análise e fundamentação dos conteúdos abrangidos em toda a unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 128,50
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência

Quiz individual em período intermédio do programa, para auxiliar uma melhor fixação dos conteúdos fundamentais (5 primeiras semanas). Esta atividade terá peso de 30%. Como atividade final, será proposto um caso de estudo em grupo, em que os estudantes terão de adotar estruturas direcionadas para análise crítica de um determinado problema, construir um plano de gestão e propor soluções alternativas de estratégias de sustentabilidade e economia circular. Esta atividade tem peso de 60% e será composta de dois momentos de avaliação: trabalho escrito possui 60% do valor, apresentação possui 40% do valor. Os 10% restantes da composição final da nota avaliativa estão destinados a uma autoavaliação em que cada estudante fará uma avaliação segundo parâmetros éticos de sua participação e evolução ao longo do percurso das 13 semanas. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = Quiz (30%) + Projeto Final (60%) + Autoavaliação (10%)
Não existe a figura do exame final em ambas as épocas.

Observações

Não existe a figura do exame final em ambas as épocas.
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