| Código: | 2EGA13 | Sigla: | ECSEMN |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos de Gestão |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EGA | 23 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
A Unidade Curricular Economia Circular e Sustentabilidade – Estratégia e Modelos de Negócio tem como principais objetivos: desenvolver nos estudantes a capacidade de analisar, propor e implementar estratégias segundos os preceitos de desenvolvimento sustentável de longo prazo; adequar diferentes operações de gestão em organizações de forma a contribuir para modelos de negócios regenerativos, restaurativos com reduzidos impactos socioambientais.
Objetivos Específicos:
Ao final do programa os estudantes deverão ser capazes de: desenvolver diagnósticos e estratégias organizacionais sustentáveis, aplicar conceitos de inovação sustentável, propor estratégias organizacionais circulares de longo prazo, adotar princípios de design circular e sustentabilidade em produtos e serviços. Sendo para tal necessário utilizar pensamento sistémico e estratégico, exercitar capacidade analítica e de resolução de problemas complexos, basear a tomada de decisão em dados e evidências sustentáveis para então poder expressar comunicação de estratégias de sustentabilidade a diferentes stakeholders.
Conhecimentos
Aptidões
Competências
São diversas as metodologias de ensino e aprendizagem definidas para esta unidade curricular. O importante é trazer uma componente ativa de aprendizado e promover análise crítica pelos estudantes. Dentre as múltiplas abordagens estarão presentes: aula expositiva e dialogada para promover debates em profundidade, diversos materiais de consulta e apoio para leituras orientadas que suportam os conteúdos a serem trabalhados, exercícios e atividades em grupo para intercâmbio de ideias por distintos enquadramentos, dinâmicas como design thinking para estimular a criatividade, a colaboração e a geração de ideias com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para problemas complexos dentre as temáticas de sustentabilidade e economia circular. Adicionalmente, casos de estudo em diferentes segmentos do mercado serão utilizados para promover análises em profundidade tendo como objetivo analisar um determinado fenómeno, situação ou problema, para permitir uma compreensão mais detalhada de um contexto específico. Ao longo de todo o semestre, documentos científicos, relatórios gerenciais, estudos técnicos serão abordados para análise e fundamentação dos conteúdos abrangidos em toda a unidade curricular.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 30,00 |
| Trabalho escrito | 70,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 128,50 |
| Frequência das aulas | 39,00 |
| Trabalho escrito | 35,00 |
| Total: | 202,50 |
Quiz individual em período intermédio do programa, para auxiliar uma melhor fixação dos conteúdos fundamentais (5 primeiras semanas). Esta atividade terá peso de 30%. Como atividade final, será proposto um caso de estudo em grupo, em que os estudantes terão de adotar estruturas direcionadas para análise crítica de um determinado problema, construir um plano de gestão e propor soluções alternativas de estratégias de sustentabilidade e economia circular. Esta atividade tem peso de 60% e será composta de dois momentos de avaliação: trabalho escrito possui 60% do valor, apresentação possui 40% do valor. Os 10% restantes da composição final da nota avaliativa estão destinados a uma autoavaliação em que cada estudante fará uma avaliação segundo parâmetros éticos de sua participação e evolução ao longo do percurso das 13 semanas.