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Economia e Política da Energia

Código: 2EGA01     Sigla: EPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EGA 49 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 7,5 56 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia de Sousa Teives Henriques Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Sofia de Sousa Teives Henriques 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-09-17.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos estruturados e ferramentas de análise em matéria de Economia da Energia e de Política Energética. Pretende-se familiarizar os estudantes com a evolução e situação atual do sistema energético mundial, europeu e português juntamente com os principais conceitos, grandes questões, e indicadores utilizados na disciplina para a sua análise. A UC estuda as questões da segurança energética, a relação entre energia e economia e a forma como os diferentes atores, as transformações socioeconómicas e tecnológicas, e as políticas de energia e clima influenciam a sustentabilidade do sistema energético.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Os estudantes deverão ser capazes, no final da unidade curricular de:

  1. Pronunciar-se, de forma oral e escrita, sobre temas e relatórios económicos em que a questão central é a energia.
  2. Discutir e estabelecer relações (e eventuais contradições), de forma oral e escrita, entre as políticas económicas e as políticas de energia e do clima, com um foco no caso português e europeu.
  3. Saber trabalhar individualmente e em equipa na análise de problemas da Economia e Política da Energia.
  4. Construir e interpretar indicadores que caracterizam o sistema energético de um país utilizando os Balanços Energéticos
  5. Utilizar técnicas de decomposição para analisar a evolução da relação entre energia e crescimento nos seus diversos fatores determinantes.
  6. Debater criticamente o seu trabalho e o dos seus colegas, de forma oral e escrita.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Transições energéticas, economia e a mudança climática: tendências globais, conflitos, problemas e a procura de soluções.
2. Introdução à análise dos sistemas energéticos. Os Balanços Energéticos como instrumento de política económica.
3. A dependência dos combustíveis fósseis: história, geopolítica,mercados. As questões da segurança energética e do impacto ambiental.
4. As relações entre energia e desenvolvimento económico.
5. O futuro da energia: políticas e soluções para a descarbonização.

Bibliografia Obrigatória

Hafner, Manfred; Luciani, Giacomo; The Palgrave Handbook of International Energy Economics (https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-86884-0)
Subhes C. Bhattacharyya; Energy economics. ISBN: 978-0-85729-267-4
Nersesian, Roy L. ; Energy Economics: markets, history and policy, Routledge, 2016. ISBN: 978-1-138-85837-4 (Existe na Biblioteca da FEP)
Daniel Yergin; The new map. ISBN: 978-0-141-99463-5
Portugal ; Plano Nacional de Energia e Clima 2030
IEA; World Energy Outlook 2023

Observações Bibliográficas

Capítulos de livros e artigos serão apresentados para cada capítulo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas. Apresentação da matéria pela docente com estímulo à participação dos estudantes, que será valorizada.   Serão introduzidos exercícios em sala de aula que estimulam as competências de debate dos principais temas e políticas, e de comparação e análise técnica de sistemas energéticos. Fora da sala de aula, os métodos de avaliação sugeridos pretendem desenvolver as capacidades de investigação independente e trabalho em equipa, na resolução de problemas da Economia e Política da Energia. Inclui-se também a apresentação de trabalhos pelos alunos, seguido de debate.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Economia ambiental > Economia dos recursos naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 36,00
Trabalho de investigação 50,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 202,00

Obtenção de frequência

Época normal:
Avaliação distribuída sem exame final : As componentes de avaliação são:
A)  Trabalho individual escrito  teórico-prático  (30%)
B) Trabalho teórico-prático escrito de grupo (25%)
C) uma apresentação de grupo  (25%)
D)Participação  (20%).  
  Os estudantes devem obter pelo menos 9,5/20 em cada um dos trabalhos e apresentação , com a excepção da componente  participação que não é sujeita a nota mínima.


Época de Recurso:
Para efeitos de aproveitamento a  avaliação  nesta época consiste  num  exame a realizar no dia marcado para prova de recurso (50%) e um trabalho individual escrito teórico-prático (50%) para o qual o estudante terá o prazo de 7 dias úteis, a contar do dia seguinte marcado  do dia marcado para o exame para o completar.

Como componente alternativa, se os estudante completou a component C) Apresentação de Grupo na Época Regular, esta componente será também considerada na Época de Recurso, com a proporção de 25% e  37.5% para exame de recurso e 37.5% para trabalho escrito individual se a nota da apresentação oral for maior do que a nota dada ao ensaio individual.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Época normal:
NF=  30% classificação do trabalho individual  escrito (A)  + 25% trabalho escrito em grupo (B)+  25% apresentação de grupo (C) + 20% participação (D). 

Para obter aproveitamento à cadeira, os estudantes devem ter a classificação final de 9,5 valores.   Os estudantes devem obter pelo menos 9,5/20 em cada um dos trabalhos e apresentação , com a excepção da componente assiduidade e participação que não é sujeita a nota mínima

Época de recurso:

NF = Exame (50%)+ Trabalho-Exame Individual  Teórico-Prático (50%)  sempre que a componente C)  Apresentação de Grupo da Época Normal  não tenha sido efetuada  ou Nota de Apresentação de Grupo da Época Normal  seja < Nota Trabalho Individual teórico-Prático. 

ou 

NF = 37.5% Exame + 37,5 % Trabalho Individual Teórico-Prático + 25% Apresentação de Grupo  Época Normal  , sempre que Nota Apresentação de Grupo (C) > média da  Nota de  Exame e Trabalho Individual. 


Provas e trabalhos especiais





Época de recurso:

NF = Exame (50%)+ Trabalho-Exame Individual  Teórico-Prático (50%)  sempre que a componente C)  Apresentação de Grupo da Época Normal  não tenha sido efetuada  ou Nota de Apresentação de Grupo da Época Normal  seja < Nota Trabalho Individual teórico-Prático. 

ou 

NF = 37, 5% Exame + 37,5 % Trabalho Individual Teórico-Prático + 25% Apresentação de Grupo  Época Normal  , sempre que Nota Apresentação de Grupo (C) > média da  Nota de  Exame e Trabalho Individual. 


Outras situações de acordo com o RAC.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A componente D de participação da Época Normal  poderá ser realizada em  forma de TPC pelos TE que o requeiram.

Melhoria de classificação

A melhoria é realizada desta forma:

NF = Exame (50%)+ Trabalho-Exame Individual  Teórico-Prático (50%)  sempre que a componente C)  Apresentação de Grupo da Época Normal  não tenha sido efetuada  ou Nota de Apresentação de Grupo da Época Normal  seja < Nota Trabalho Individual teórico-Prático. 

ou 

NF = 37, 5% Exame + 37,5 % Trabalho Individual Teórico-Prático + 25% Apresentação de Grupo  Época Normal  , sempre que Nota Apresentação de Grupo (C) > média da  Nota de  Exame e Trabalho Individual. 

Outras situações de acordo com o RAC
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