Economia e Política da Energia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos estruturados e ferramentas de análise em matéria de Economia da Energia e de Política Energética. Pretende-se familiarizar os estudantes com a evolução e situação atual do sistema energético mundial, europeu e português juntamente com os principais conceitos, grandes questões, e indicadores utilizados na disciplina para a sua análise. A UC estuda as questões da segurança energética, a relação entre energia e economia e a forma como os diferentes atores, as transformações socioeconómicas e tecnológicas, e as políticas de energia e clima influenciam a sustentabilidade do sistema energético.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão ser capazes, no final da unidade curricular de:
- Pronunciar-se, de forma oral e escrita, sobre temas e relatórios económicos em que a questão central é a energia.
- Discutir e estabelecer relações (e eventuais contradições), de forma oral e escrita, entre as políticas económicas e as políticas de energia e do clima, com um foco no caso português e europeu.
- Saber trabalhar individualmente e em equipa na análise de problemas da Economia e Política da Energia.
- Construir e interpretar indicadores que caracterizam o sistema energético de um país utilizando os Balanços Energéticos
- Utilizar técnicas de decomposição para analisar a evolução da relação entre energia e crescimento nos seus diversos fatores determinantes.
- Debater criticamente o seu trabalho e o dos seus colegas, de forma oral e escrita.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Transições energéticas, economia e a mudança climática: tendências globais, conflitos, problemas e a procura de soluções.
2. Introdução à análise dos sistemas energéticos. Os Balanços Energéticos como instrumento de política económica.
3. A dependência dos combustíveis fósseis: história, geopolítica,mercados. As questões da segurança energética e do impacto ambiental.
4. As relações entre energia e desenvolvimento económico.
5. O futuro da energia: políticas e soluções para a descarbonização.
Bibliografia Obrigatória
Hafner, Manfred; Luciani, Giacomo; The Palgrave Handbook of International Energy Economics (https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-86884-0)
Subhes C. Bhattacharyya;
Energy economics. ISBN: 978-0-85729-267-4
Nersesian, Roy L. ; Energy Economics: markets, history and policy, Routledge, 2016. ISBN: 978-1-138-85837-4 (Existe na Biblioteca da FEP)
Daniel Yergin;
The new map. ISBN: 978-0-141-99463-5
Portugal ; Plano Nacional de Energia e Clima 2030
IEA; World Energy Outlook 2023
Observações Bibliográficas
Capítulos de livros e artigos serão apresentados para cada capítulo.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas. Apresentação da matéria pela docente com estímulo à participação dos estudantes, que será valorizada. Serão introduzidos exercícios em sala de aula que estimulam as competências de debate dos principais temas e políticas, e de comparação e análise técnica de sistemas energéticos. Fora da sala de aula, os métodos de avaliação sugeridos pretendem desenvolver as capacidades de investigação independente e trabalho em equipa, na resolução de problemas da Economia e Política da Energia. Inclui-se também a apresentação de trabalhos pelos alunos, seguido de debate.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Economia ambiental > Economia dos recursos naturais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
25,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
| Participação presencial |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
4,00 |
| Estudo autónomo |
42,00 |
| Frequência das aulas |
36,00 |
| Trabalho de investigação |
50,00 |
| Trabalho escrito |
70,00 |
| Total: |
202,00 |
Obtenção de frequência
Época normal:
Avaliação distribuída sem exame final : As componentes de avaliação são:
A) Trabalho individual escrito teórico-prático (30%)
B) Trabalho teórico-prático escrito de grupo (25%)
C) uma apresentação de grupo (25%)
D)Participação (20%).
Os estudantes devem obter pelo menos 9,5/20 em cada um dos trabalhos e apresentação , com a excepção da componente participação que não é sujeita a nota mínima.
Época de Recurso:
Para efeitos de aproveitamento a avaliação nesta época consiste num exame a realizar no dia marcado para prova de recurso (50%) e um trabalho individual escrito teórico-prático (50%) para o qual o estudante terá o prazo de 7 dias úteis, a contar do dia seguinte marcado do dia marcado para o exame para o completar.
Como componente alternativa, se os estudante completou a component C) Apresentação de Grupo na Época Regular, esta componente será também considerada na Época de Recurso, com a proporção de 25% e 37.5% para exame de recurso e 37.5% para trabalho escrito individual se a nota da apresentação oral for maior do que a nota dada ao ensaio individual.
Fórmula de cálculo da classificação final
Época normal:
NF= 30% classificação do trabalho individual escrito (A) + 25% trabalho escrito em grupo (B)+ 25% apresentação de grupo (C) + 20% participação (D).
Para obter aproveitamento à cadeira, os estudantes devem ter a classificação final de 9,5 valores. Os estudantes devem obter pelo menos 9,5/20 em cada um dos trabalhos e apresentação , com a excepção da componente assiduidade e participação que não é sujeita a nota mínima
Época de recurso:
NF = Exame (50%)+ Trabalho-Exame Individual Teórico-Prático (50%) sempre que a componente C) Apresentação de Grupo da Época Normal não tenha sido efetuada ou Nota de Apresentação de Grupo da Época Normal seja < Nota Trabalho Individual teórico-Prático.
ou
NF = 37.5% Exame + 37,5 % Trabalho Individual Teórico-Prático + 25% Apresentação de Grupo Época Normal , sempre que Nota Apresentação de Grupo (C) > média da Nota de Exame e Trabalho Individual.
Provas e trabalhos especiais
Época de recurso:
NF = Exame (50%)+ Trabalho-Exame Individual Teórico-Prático (50%) sempre que a componente C) Apresentação de Grupo da Época Normal não tenha sido efetuada ou Nota de Apresentação de Grupo da Época Normal seja < Nota Trabalho Individual teórico-Prático.
ou
NF = 37, 5% Exame + 37,5 % Trabalho Individual Teórico-Prático + 25% Apresentação de Grupo Época Normal , sempre que Nota Apresentação de Grupo (C) > média da Nota de Exame e Trabalho Individual.
Outras situações de acordo com o RAC.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A componente D de participação da Época Normal poderá ser realizada em forma de TPC pelos TE que o requeiram.
Melhoria de classificação
A melhoria é realizada desta forma:
NF = Exame (50%)+ Trabalho-Exame Individual Teórico-Prático (50%) sempre que a componente C) Apresentação de Grupo da Época Normal não tenha sido efetuada ou Nota de Apresentação de Grupo da Época Normal seja < Nota Trabalho Individual teórico-Prático.
ou
NF = 37, 5% Exame + 37,5 % Trabalho Individual Teórico-Prático + 25% Apresentação de Grupo Época Normal , sempre que Nota Apresentação de Grupo (C) > média da Nota de Exame e Trabalho Individual.
Outras situações de acordo com o RAC