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Gestão da Informação

Código: 1GE107     Sigla: GI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=1067
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 18 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 42 162

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 6 18,00
Rui Manuel Santos Rodrigues Leite 6,00
Paulo Sergio Amaral de Sousa 3,00
Jorge Manuel Correia Pereira 9,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Proporcionar a aprendizagem de conceitos básicos na área de Informática incluindo:

- as formas básicas de representação de dados,
- cálculo de valores a partir de outros, elaboração de gráficos,
- métodos para selecionar um subconjunto de dados e/ou agrupar esses de itens e calcular, por exemplo, as médias, totais, etc.
- métodos que permitem comparar os subgrupos de dados,
- representações de estruturas de decisão e a sua relação com programação.

Além disso, pretende-se proporcionar aos alunos o domínio de algumas ferramentas informáticas (Ex. folhas de cálculo Excel, base de dados Access) e linguagem R, adequadas aos objetivos gerais mencionados acima.

Resultados de aprendizagem e competências

Em termos de competências gerais, o aluno deverá ser capaz de usar as ferramentas informáticas para calcular, selecionar e agrupar conjuntos de registos segundo determinados critérios.

O aluno deverá ser capaz de utilizar as ferramentas informáticas para resolver problemas que envolvam um tratamento de informação a um nível básico e avançado.

Os problemas abordados no curso devem dar aos alunos o treino adequado para que consigam representar os dados iniciais do problema e o cálculo de valores que deste resultem. O domínio das várias formas de representação gráfica de informação possibilitam ao aluno demonstrar de forma clara a informação contida nos dados.

O domínio de ferramentas de bases de dados preparam os alunos para acederem a bases de dados e saberem o que delas é possivel extrair de forma direta através de consultas.

Os alunos deverão ainda obter competências básicas em termos de representações de estruturas de decisão e a sua relação com programação. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Folhas de cálculo:

Fórmulas e funções; tratamento de pequenas quantidades de dados; gráficos; procura e exploração de dados; vistas de grupos de dados através de Pivot tables.
Objetivos operacionais: Utilização do Excel.

Bases de dados relacionais:

Tabelas; relacionamentos; consultas (QBE); interfaces (formulários); concepção de bases de dados (entidades e relacionamentos).
Objetivos operacionais: utilização do Access.

Introdução à programação:

Estruturas de dados (objetos simples; vetores; data frames); instruções; programação de funções; manipulação de conjuntos de dados (ex. data frames);
Objetivos operacionais: programação em R.

Análise de dados e elaboração de modelos de decisão:

Classificação; árvores de decisão e regras; regressão linear; análise exploratória de dados.
Objetivos operacionais: Análise de dados em R; importação de dados e análise exploratória (ex. geração de histogramas); geração de modelos de classificação / regressão. Importação de dados da Internet.

Bibliografia Obrigatória

Michael Alexander, Dick Kusleika; Microsoft Excel 365 Bible, Wiley, 2022. ISBN: 978-1119835103
Michael Alexander, Richard Kusleika; Access 2019 Bible, Wiley, 2018. ISBN: 978-1119514756
Norman Matloff; The Art of R Programming: A Tour of Statistical Software Design, No Starch Press, 2011. ISBN: 978-1593273842
Torgo, Luís Fernando Rainho Alves; A Linguagem R. ISBN: 978-972-592-246-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com exposição da matéria e exercícios práticos.

Software

R
Excel
Access

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

São aprovados por avaliação distribuída, os alunos que tenham média ponderada dos testes superior ou igual a 9.5 valores, e não tenham tido em nenhum dos 3 testes uma nota inferior a 6.0 valores.

Consideram-se excluídos da avaliação distribuída sem exame final os estudantes que obtiverem uma classificação inferior a 6.0 valores em qualquer dos testes, independentemente do valor da média ponderada das classificações parciais obtidas. Quem obtiver uma classificação inferior a 6.0 valores em qualquer dos dois primeiros testes, não poderá continuar por avaliação distribuída, e não será atribuída uma classificação final. Um estudante que obtiver uma classificação inferior a 6.0 valores no terceiro teste, não obtém aprovação.

Qualquer estudante poderá apresentar-se no exame final, independentemente das classificações obtidas nos dois primeiros testes.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Distribuída

A avaliação distribuída consiste em três testes presenciais de avaliação durante o semestre. Se o aluno não fizer um dos testes, terá zero nesse teste, e será excluído da avaliação distribuída. O terceiro teste coincide com a data do exame da época normal.

Qualquer estudante em avaliação distribuída poderá, até à data do terceiro teste, desistir desta e optar por ser avaliado por exame final. Se entregar o terceiro teste, então já não poderá ser avaliado por exame final na época normal.

Para a nota final, as notas dos testes 1, 2 e 3 contam, respetivamente, com os ponderadores 30%, 40% e 30%. As notas dos testes são arredondadas às décimas.

São aprovados por avaliação distribuída, os alunos que tenham média ponderada dos testes superior ou igual a 9.5 valores, e não tenham tido em nenhum dos 3 testes uma nota inferior a 6.0 valores.

Exame Final

No exame final da época normal a nota final é simplesmente igual à nota do exame.

Exame de Recurso

No exame final da época de recurso a nota final é simplesmente igual à nota do exame.

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