Políticas Económicas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular pretende evidenciar o modo como o as políticas macroeconómicas de estabilização (nomeadamente a política monetária e orçamental) podem afetar as principais variáveis económicas.
Conjugando elementos teóricos com a reflexão sobre casos concretos, a análise abarca os efeitos de curto prazo, mas engloba também os efeitos de longo prazo das políticas que podem ocorrer pela via de mecanismos de histerese.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de:
- Compreender as implicações dos modelos macroeconómicos e das diferentes perspectivas teóricas de funcionamento da economia para a definição e implementação das políticas macroeconómicas.
- Identificar os mecanismos de persistência das crises e das políticas macroeconómicas.
- Indentificar os objetivos macroeconómicos.
- Identificar os principais instrumentos de política macroeconómica (nomeadamente a política monetária e orçamental) e os seus efeitos.
- Descrever a forma com esses instrumentos foram usados na sequência da recente crise financeira, e na sequência da pandemia da COVID-19.
- Idenficar as causas e os problemas derivados de uma excessiva desigualdade na distribuição do rendimento e da riqueza, e as políticas para a sua mitigação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. As Grandes Escolas do Pensamento Economico e o Impacto da Política Macroeconómica
- A curva de Phillips
- A perspetiva monetarista
- A perspetiva novo clássica
- A perspetiva novo keynesiana
- A perspetiva pós-keynesiana
II. A Existência de Histerese na Dinâmica do Emprego, do Desemprego e do Investimento
- O conceito de histerese e as propriedades de um sistema histerético.
- Os fundamentos microeconómicos da existência de histerese.
- A evidência empírica.
- As consequências para a condução da política macroeconómica.
III. O Papel da Política Monetária
- A condução da política monetária por parte do BCE.
- Os princícpios de reação a crises económico-financeiras.
- As medidas não convencionais de política monetária.
- A reação do BCE à recente crise financeira.
- A reação do BCE à pandemia da COVID-19.
IV. O Papel da Política Orçamental
- A natureza da restrição orçamental do Governo.
- A perspectiva keynesiana da política orçamental e o conceito de múltiplicador orçamental.
- Os efeitos não Keynesianos da política orçamental.
- A evidência empírica sobre o valor dos multiplicadores orçamentais, e os efeitos da política orçamental.
- A política orçamental no âmbito da recente crise financeira.
- A política orçamental no âmbito da pandemia da COVID-19.
V. A Economia das Desigualdades e a Política Económica
- Os problemas económico-sociais causados pela desigualdade excessiva na distribuição do rendimento e da riqueza.
- A dinâmica recente das desigualdades.
- A causas do aumento das desigualdades em anos recentes.
- As políticas económicas de mitigação das desigualdades.
Bibliografia Obrigatória
Paulo Ricardo Tavares Mota;
Austeridade expansionista. ISBN: 978-989-40-1160-6
Abel Luís da Costa Fernandes;
A teoria e a política monetárias na actualidade. ISBN: 978-972-40-8426-8
Paulo Mota; Cinco Ideias Económicas Erradas, Editora d'Ideias, 2023
Bibliografia Complementar
Abel Luís da Costa Fernandes;
As políticas monetárias não convencionais da actualidade. ISBN: 978-972-40-9973-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas conjugam a exposição de elementos teóricos com a apresentação e discussão de casos concretos ao nível da definição e execução das políticas económicas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
20,00 |
Estudo autónomo |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Alternativa 1: Dois testes que avaliam partes diferentes do programa da unidade curricular. O primeiro teste terá lugar no decorrer do semestre, e o segundo teste realizar-se-á na data do exame da época normal.
Alternativa 2: Exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Alternativa 1: Dois testes, cada um com ponderação de 50%.
Alternativa 2: classificação do exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação é igual para todos os estudantes, independentemente do estatuto (TE, DA, outro) que possam ter.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação apenas é possível por exame final, e de acordo com o regulamento de avaliação em vigor.