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Políticas Económicas

Código: 2MEAE09     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Administração de Empresas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAE 48 Plano Oficial a partir de 2021-2022 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Ricardo Tavares Mota Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Paulo Ricardo Tavares Mota 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular pretende evidenciar o modo como o  as políticas macroeconómicas de estabilização (nomeadamente a política monetária e orçamental) podem afetar as principais variáveis económicas.

Conjugando elementos teóricos com a reflexão sobre casos concretos, a análise abarca os efeitos de curto prazo, mas engloba também os efeitos de longo prazo das políticas que podem ocorrer pela via de mecanismos de histerese.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de:

  • Compreender as implicações dos modelos macroeconómicos e das diferentes perspectivas teóricas de funcionamento da economia para a definição e implementação das políticas macroeconómicas.
  • Identificar os mecanismos de persistência das crises e das políticas macroeconómicas.
  • Indentificar os objetivos macroeconómicos.
  • Identificar os principais instrumentos de política macroeconómica (nomeadamente a política monetária e orçamental) e os seus efeitos.
  • Descrever a forma com esses instrumentos foram usados na sequência da recente crise financeira, e na sequência da pandemia da COVID-19.
  • Idenficar as causas e os problemas derivados de uma excessiva desigualdade na distribuição do rendimento e da riqueza, e as políticas para a sua mitigação. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. As Grandes Escolas do Pensamento Economico e o Impacto da Política Macroeconómica


  1. A curva de Phillips

  2. A perspetiva monetarista

  3. A perspetiva novo clássica

  4. A perspetiva novo keynesiana

  5. A perspetiva pós-keynesiana


II. A Existência de Histerese na Dinâmica do Emprego, do Desemprego e do Investimento



  1. O conceito de histerese e as propriedades de um sistema histerético.

  2. Os fundamentos microeconómicos da existência de histerese.

  3. A evidência empírica.

  4. As consequências para a condução da política macroeconómica.


III. O Papel da Política Monetária



  1. A condução da política monetária por parte do BCE.

  2. Os princícpios de reação a crises económico-financeiras.

  3. As medidas não convencionais de política monetária.

  4. A reação do BCE à recente crise financeira.

  5. A reação do BCE à pandemia da COVID-19.


IV. O Papel da Política Orçamental



  1. A natureza da restrição orçamental do Governo.

  2. A perspectiva keynesiana da política orçamental e o conceito de múltiplicador orçamental.

  3. Os efeitos não Keynesianos da política orçamental.

  4. A evidência empírica sobre o valor dos multiplicadores orçamentais, e os efeitos da política orçamental.

  5. A política orçamental no âmbito da recente crise financeira.

  6. A política orçamental no âmbito da pandemia da COVID-19.


V. A Economia das Desigualdades e a Política Económica



  1. Os problemas económico-sociais causados pela desigualdade excessiva na distribuição do rendimento e da riqueza.

  2. A dinâmica recente das desigualdades.

  3. A causas do aumento das desigualdades em anos recentes.

  4. As políticas económicas de mitigação das desigualdades.

Bibliografia Obrigatória

Paulo Ricardo Tavares Mota; Austeridade expansionista. ISBN: 978-989-40-1160-6
Abel Luís da Costa Fernandes; A teoria e a política monetárias na actualidade. ISBN: 978-972-40-8426-8
Paulo Mota; Cinco Ideias Económicas Erradas, Editora d'Ideias, 2023

Bibliografia Complementar

Abel Luís da Costa Fernandes; As políticas monetárias não convencionais da actualidade. ISBN: 978-972-40-9973-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas conjugam a exposição de elementos teóricos com a apresentação e discussão de casos concretos ao nível da definição e execução das políticas económicas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 20,00
Estudo autónomo 80,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Alternativa 1: Dois testes que avaliam partes diferentes do programa da unidade curricular. O primeiro teste terá lugar no decorrer do semestre, e o segundo teste realizar-se-á na data do exame da época normal.


Alternativa 2: Exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Alternativa 1: Dois testes, cada um com ponderação de 50%.

Alternativa 2: classificação do exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação é igual para todos os estudantes, independentemente do estatuto (TE, DA, outro) que possam ter.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação apenas é possível por exame final, e de acordo com o regulamento de avaliação em vigor.
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