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Economia da Empresa

Código: 2MEAE03     Sigla: EE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Administração de Empresas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAE 59 Plano Oficial a partir de 2021-2022 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helder Manuel Valente da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Helder Manuel Valente da Silva 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular centra-se nas decisões estratégicas das empresas bem como nas "fronteiras" que condicionam aquela tomada de decisão, dando particular importância à abordagem contratual caraterística das modernas teorias da empresa.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes compreendam a importância da fundamentação económica para a tomada de decisão empresarial e para as questões de governabilidade empresarial.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução: a Economia e a decisão na empresa - as "fronteiras" da empresa.
1.1 Princípios básicos: custos, lucro em sentido económico, procura e receitas, teoria da empresa, decisões nas empresas concorrenciais, introdução à interação estratégica (teoria dos jogos).
1.2 O poder dos princípios: uma perspetiva histórica.
2. As fronteiras horizontais da empresa.
2.1 Conceitos básicos: economias de escala e economias de gama.
2.2 Fontes de economias de escala e de gama.
2.3 A curva de aprendizagem e as economias de experiência..
2.4 Diversificação.
2.5 O mercado pelo controlo de empresas e alterações recentes na governabilidade empresarial.
3. As fronteiras verticais da empresa.
3.1 A decisão entre internalizar e externalizar.
3.2 Integração vertical e formas alternativas de organização da atividade económica.
3.3 Governabilidade.
3.4 Evidência empírica.
4. Análise dos mercados e da concorrência.
4.1 Identificação dos concorrentes e definição de mercado.
4.2 Estrutura de mercado e concorrência: concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.
4.3 Evidência empírica sobre a estrutura de mercado e o desempenho.
5. Entrada e saída nos mercados.
5.1 Conceitos básicos.
5.2 Estratégias de dissuasão de entrada.
6. A concorrência em termos dinâmicos: a possibilidade de cooperação.
7. Análise das indústrias: o modelo de Porter.

Bibliografia Obrigatória

Besanko, Dranove, Shanley e Schaefer; Economics of Strategy - 7ª edição, Wiley, 2017. ISBN: 978 1 119 37876 1
Milgrom e Roberts; Economics, Organization and Management, Prentice-Hall, 1992. ISBN: 0 13 223967 1
Church e Ware; Industrial Organization - A strategic approach, MacGraw-Hill, 2000. ISBN: 0 07 116645 9
Aníbal Santos; Teoria Económica e Gestão de Empresas - Inquietudes de um economista, Sílabo, 2021. ISBN: 978 989 561 160 7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas fundamentalmente expositivas mas com incentivo à participação dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,50
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 67,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes podem realizar exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho: 40% da classificação final. Exame: 60% da classificação final.

Melhoria de classificação

Exame de recurso.
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