Economia da Empresa
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular centra-se nas decisões estratégicas das empresas bem como nas "fronteiras" que condicionam aquela tomada de decisão, dando particular importância à abordagem contratual caraterística das modernas teorias da empresa.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os estudantes compreendam a importância da fundamentação económica para a tomada de decisão empresarial e para as questões de governabilidade empresarial.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução: a Economia e a decisão na empresa - as "fronteiras" da empresa.
1.1 Princípios básicos: custos, lucro em sentido económico, procura e receitas, teoria da empresa, decisões nas empresas concorrenciais, introdução à interação estratégica (teoria dos jogos).
1.2 O poder dos princípios: uma perspetiva histórica.
2. As fronteiras horizontais da empresa.
2.1 Conceitos básicos: economias de escala e economias de gama.
2.2 Fontes de economias de escala e de gama.
2.3 A curva de aprendizagem e as economias de experiência..
2.4 Diversificação.
2.5 O mercado pelo controlo de empresas e alterações recentes na governabilidade empresarial.
3. As fronteiras verticais da empresa.
3.1 A decisão entre internalizar e externalizar.
3.2 Integração vertical e formas alternativas de organização da atividade económica.
3.3 Governabilidade.
3.4 Evidência empírica.
4. Análise dos mercados e da concorrência.
4.1 Identificação dos concorrentes e definição de mercado.
4.2 Estrutura de mercado e concorrência: concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.
4.3 Evidência empírica sobre a estrutura de mercado e o desempenho.
5. Entrada e saída nos mercados.
5.1 Conceitos básicos.
5.2 Estratégias de dissuasão de entrada.
6. A concorrência em termos dinâmicos: a possibilidade de cooperação.
7. Análise das indústrias: o modelo de Porter.
Bibliografia Obrigatória
Besanko, Dranove, Shanley e Schaefer; Economics of Strategy - 7ª edição, Wiley, 2017. ISBN: 978 1 119 37876 1
Milgrom e Roberts; Economics, Organization and Management, Prentice-Hall, 1992. ISBN: 0 13 223967 1
Church e Ware; Industrial Organization - A strategic approach, MacGraw-Hill, 2000. ISBN: 0 07 116645 9
Aníbal Santos; Teoria Económica e Gestão de Empresas - Inquietudes de um economista, Sílabo, 2021. ISBN: 978 989 561 160 7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas fundamentalmente expositivas mas com incentivo à participação dos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
0,00 |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
52,50 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
67,50 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes podem realizar exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho: 40% da classificação final. Exame: 60% da classificação final.
Melhoria de classificação
Exame de recurso.