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Ética e Governo da Empresa

Código: 2MEAE17     Sigla: EGE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Administração de Empresas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAE 30 Plano Oficial a partir de 2021-2022 2 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da disciplina é aprofundar a problemática do Governo das Empresas, domínio cada vez mais importante no âmbito da Economia da Empresa em geral e das Finanças Empresariais em particular, e tratar os diferentes aspectos e dimensões que caracterizam esta nova disciplina académica.
Será realizada uma análise de casos reais de governo de empresas e também um confronto sistemático entre a praxis do governo das empresas e as situações concretas de sucesso e de insucesso empresariais.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos adquiram uma efectiva capacidade de compreensão do problema do governo das empresas, em toda a sua extensão, bem como exercitem uma capacidade de análise crítica das soluções concretas de governo observáveis no mundo real.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É recomendável que os alunos disponham de bases sólidas de conhecimentos em Teoria Financeira e Finanças Empresariais.

Programa

1. Introdução à Temática da Ética e do Governo das Empresas

2. Corporate Governance: Os (Principais) Problemas e seu Enquadramento Conceptual


3. Corporate Governance: As Principais Tentativas de Solução ou Mitigação dos Problemas

4. Outros Temas (Papel dos Investidores Institucionais; Corporate Governance e Performance; Governo de Empresas Detidas pelo Estado)


5. Corporate Governance em Portugal 

6. Análise e Resolução de Casos

Bibliografia Obrigatória

Alves, Carlos; Empresas Orientadas para os Shareholders e Empresas Orientadas para os Stakeholders, Almedina, 2020. ISBN: 978-972-40-8315-5
Tricker, Bob; Corporate Governance: Principles, Policies and Practices, Oxford University Press Inc., 2009. ISBN: 978-0-19-955270-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método pedagógico consiste na combinação de ensino teoricamente fundamentado com a análise crítica de casos e soluções reais de governo de empresas, tanto no âmbito nacional como a nível internacional.
É requerida aos alunos a intervenção directa na discussão de problemas teóricos e das suas implicações práticas. Além disso, promove-se a organização da classe em grupos, cada um dos quais deverá produzir um trabalho aplicado sobre caso real a atribuir.
O programa da disciplina distribui-se por sete sessões em duas partes. Casa sessão será objecto de um sumário e indicações de leituras específicas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 28,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Estudo autónomo 50,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

A realização de trabalho e de exame de época normal é obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resultará da ponderação dos factores seguintes: prova final: 70%; trabalho: 20%; assiduidade e participação nas aulas: 10%.


Melhoria de classificação

A melhoria de classificação apenas é possível para a componente de exame.
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