| Código: | 2MEAE05 | Sigla: | GRH |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos de Gestão |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia e Administração de Empresas |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EAE | 42 | Plano Oficial a partir de 2021-2022 | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
a) Desenvolver a compreensão das diferentes abordagens e perspectivas teóricas da gestão de recursos humanos e a contribuição e implicações de cada uma para os resultados da organização e para o desempenho e bem-estar individual.
b) Relacionar as práticas de gestão de recursos humanos com a estratégia competitiva da empresa.
c) Desenvolver a capacidade de analisar criticamente problemas de gestão num quadro de mudanças significativas das relações de trabalho e tendo em conta os desafios da sustentabilidade e da transformação digital.
(1) Interpretar o(s) conceito(s) de gestão de recursos humanos, comparar as contribuições, implicações e limitações das diferentes perspectivas sobre a gestão das pessoas para os resultados da organização e para o desempenho e bem-estar individual.
(2)Analisar a consistência interna das políticas e práticas de gestão de recursos humanos, e relacioná-las com a estratégia competitiva da empresa.
(3) Examinar as mudanças decorrentes das novas relações de trabalho e desenvolvimentos tecnológicos e os desafios dos novos quadros teóricos emergentes para as práticas de gestão e para os trabalhadores envolvidos.
(4) Identificar os factores críticos associados às principais actividades de gestão operacional de recursos humanos, e comparar as contribuições e limitações dos principais instrumentos utilizados nessas operações.
(1) Relações de trabalho e gestão de recursos humanos. O modelo ‘gestão de recursos humanos’: origens e significado do conceito. Variantes soft e hard do modelo.
(2) Gestão de recursos humanos, desempenho, e bem-estar. Percepções e atribuições de gestão de recursos humanos. As abordagens das ‘melhores práticas’ e da ‘melhor integração’. Inconsistências e percepções de (in-)justiça. As perspectivas dos ‘ganhos mútuos’ e dos ‘resultados conflituantes’. Dimensões do bem-estar e práticas que promovem, ou afectam, o bem-estar.
(3) Alinhamento interno. Sistemas de recursos humanos. Segmentação da força de trabalho. Acordos idiossincráticos.
(4) Gestão de recursos humanos e estratégia competitiva. Competências, comportamentos, e práticas de GRH consistentes com as estratégias competitivas. Recrutamento e retenção. Gestão e avaliação de desempenho.
(5) Sustentabilidade. Gestão de recursos humanos socialmente responsável. Gestão de recursos humanos sustentável. Gestão de recursos humanos ‘verde’.
(6) Novas relações de trabalho. Flexibilidade(s). Relações atípicas de trabalho subordinado. Precarização. Externalização. Intermediação da relação de trabalho. Trabalho independente. Plataformas digitais. Impacto das novas relações de trabalho na relação trabalho-vida.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 40,00 |
| Frequência das aulas | 21,00 |
| Trabalho de campo | 5,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Total: | 81,00 |
Classificação final = Exame final (60%) + Trabalho empírico (40%)
Valores inferiores a 7,5 valores em qualquer uma destas componentes conduzem a reprovação mesmo que a classificação final seja positiva.