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Economia do Desenvolvimento

Código: 2ME31     Sigla: EDes

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ME 38 Plano Oficial a partir de 2021-2022 2 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-19.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina oferece uma introdução a temas selecionados do desenvolvimento económico, incluindo teoria, evidência e política. O objetivo principal é a identificação das principais características do processo de desenvolvimento dos países e, combinando modelos analíticos com evidência empírica, identificar de que forma as políticas públicas influenciam o desenvolvimento económico. O programa começa com a conceptualização e medida do desenvolvimento e passa por temas distintos como a pobreza e a desigualdade do rendimento, recursos humanos, Ambiente e desenvolvimento sustentável, instituições, e ainda outros tópicos, como o comércio externo e a mudança estrutural.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes desenvolvam competências nas seguintes áreas:
- Compreensão do significado de desenvolvimento económico, relevante para o entendimento da economia mundial e da crescente desigualdade entre diferentes partes do mundo.
- Desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes através da apresentação de problemas de desenvolvimento económico e casos de estudo.
- Interpretação e análise crítica de textos escritos em temas relacionados com o desenvolvimento económico.
- Desenvolvimento de trabalho de grupo.
- Elaboração de relatórios e apresentação oral de trabalhos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Princípios e conceitos do desenvolvimento
1. Desenvolvimento económico e crescimento: conceitos e medidas
2. Probreza, desigualdade e desenvolvimento
3. Teorias clássicas do desenvolvimento económico
4. Modelos contemporâneos de desenvolvimento
II.  Problemas e políticas de desenvolvimento: Doméstico
5. Recursos humanos e desenvolvimento
6. Ambiente e desenvolvimento
III. Problemas e políticas de desenvolvimento: Internacional
7. Comércio internacional
8. Instituições e desenvolvimento económico

Bibliografia Obrigatória

Todaro, M. and Smith, S.; Economic Development, New York, Pearson, 2011
Meier, G. M. and J. E. Rauch; Leading Issues in Economic Development, New York: Oxford University Pres, 2005
Nafziger, W.; Economic Development, Cambridge University Press, 2012

Bibliografia Complementar

Thirlwall, A. P. ; Economics of development : theory and evidence , New York : Palgrave Macmillan, 2011
Ray, D.; Development Economics, Princeton: Princeton University Press, 1998
Rodrik, D. ; One Economics, Many Recipes: Globalization, Institutions and Economic Growth, Princeton: Princeton University Press, 2007
Acemoglu, D. and Robinson, J. A; Why Nations Fail: The Origins of Power, Prosperity and Poverty, London: Profile Books, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso combina aulas teóricas e práticas, com a apresentação de conceitos, teorias e modelos bem como de exemplos da sua aplicação a casos reais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Trabalho escrito 15,00
Exame 60,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para ter acesso à avaliação distribuída, os estudantes deverão assistir no mínimo a 8 aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes podem submeter-se a avaliação distribuída ou a avaliação por exame final.
Para ter acesso à avaliação distribuída os estudantes deverão assistir no mínimo a 8 aulas.
A classificação final corresponde a uma média ponderada de acordo com a seguinte fórmula:
Classificação final = Max(15% * relatório escrito + 15% apresentação e discussão oral + 10% trabalho em aula + 60% * classificação do exame; classificação do exame)
A aprovação exige uma média superior ou igual 9,5 valores e uma classificação não inferior a 6,0 no exame.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se o R.A.C.

Melhoria de classificação

Aplica-se o R.A.C.
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