| Código: | 2MEAE05 | Sigla: | GRH |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos de Gestão |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia e Administração de Empresas |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EAE | 52 | Plano Oficial a partir de 2021-2022 | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
a) Desenvolver a compreensão das diferentes abordagens e perspectivas teóricas da gestão das pessoas e a contribuição e implicações de cada uma para os resultados da organização e para o desempenho e bem-estar individual.
b) Relaccionar as práticas de gestão de recursos humanos e a estratégia competitiva da empresa.
c) Desenvolver a capacidade de analisar criticamente problemas de gestão das pessoas num quadro de mudanças significativas das relações de trabalho e da emergência de novos conceitos e quadros teóricos da gestão de recursos humanos.
(1) Interpretar o(s) conceito(s) de gestão de recursos humanos, comparar as contribuições, implicações e limitações dos diferentes modelos e perspectivas sobre a gestão das pessoas para os resultados da organização e para o desempenho e bem-estar individual.
(2) Relacionar a gestão das pessoas com a estratégia competitiva e avaliar a consistência interna e externa das políticas e práticas de gestão de recursos humanos.
(3) Examinar as mudanças decorrentes das novas relações de trabalho e desenvolvimentos tecnológicos e os desafios dos novos quadros teóricos emergentes para as práticas de gestão e para os trabalhadores envolvidos.
(4) Identificar os factores críticos associados às principais actividades de gestão operacional de recursos humanos, e comparar as contribuições e limitações dos principais instrumentos utilizados nessas operações.
(1) Relações de trabalho e gestão de recursos humanos. Origens do modelo e significado do conceito. Variantes soft e hard do modelo.
(2) Gestão de recursos humanos e desempenho. As abordagens das ‘melhores práticas’ e da ‘melhor integração’. Inconsistências e percepções de justiça.
(3) Gestão de recursos humanos, bem-estar individual e desempenho. As perspectivas dos ‘ganhos mútuos’ e dos ‘resultados conflituantes’. Dimensões do bem-estar. Intensificação do trabalho.
(4) Sistemas de recursos humanos. Sistemas de controlo, de elevado envolvimento, de elevado desempenho, e de mercado interno. Modelos de segmentação.
(5) Gestão de recursos humanos e estratégia competitiva. Comportamentos, políticas e práticas de gestão consistentes com as estratégias competitivas. Recrutamento e retenção. Formação. Gestão e avaliação de desempenho.
(6) Sustentabilidade. Gestão de recursos humanos socialmente responsável. Gestão de recursos humanos sustentável. Gestão de recursos humanos ‘verde’.
(7) Novas relações de trabalho. Flexibilidade(s). Relações atípicas de trabalho subordinado. Precarização. Externalização. Intermediação da relação de trabalho. Trabalho independente. Plataformas digitais. Impacto das novas relações de trabalho na relação trabalho-vida.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 40,00 |
| Frequência das aulas | 21,00 |
| Trabalho de campo | 5,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Total: | 81,00 |
Classificação final = Exame final (50%) + Trabalho empírico (50%)
Valores inferiores a 7,5 valores em qualquer uma destas componentes conduzem a reprovação mesmo que a classificação final seja positiva.