| Código: | 2EGA04 | Sigla: | MARKV |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos de Gestão |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EGA | 42 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
A disciplina tem como objectivo a compreensão por parte dos alunos das ferramentas conceptuais básicas de Marketing e da sua especificidade em actividades ligadas ao ambiente e à sustentabilidade. Pretende-se que os alunos desenvolvam capacidades de análise e de decisão sobre as principais variáveis de Marketing ambiental num processo integrado de gestão organizacional.
Espera-se que os alunos sejam capazes de:
1.Identificar as especificidades do marketing verde face ao marketing 'tradicional'
2.Analisar o contexto estratégico (externo e interno) que influencia as estratégias de marketing das organizações
3.Tomar decisões integradas de marketing focadas em questões/produtos/serviços com forte componente ambiental
4.Elaborar planos de marketing
Devem ainda ser capazes de:
5.Trabalhar em equipa e avaliar o contributo dos vários elementos de grupo no processo de desenvolvimento do trabalho de grupo, da elaboração do relatório e da apresentação e discussão em sala
6.Realizar apresentações sintéticas, claras e apelativas
Parte I – Introdução
Parte II – Estratégias Competitivas e o Marketing
Parte III – Eixos táticos do Marketing
Parte IV – O Plano de Marketing
As aulas combinam a apresentação dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina com a discussão de casos reais. Pretende-se, assim, analisar a forma como os conceitos e as técnicas são corporizadas em diferentes contextos empresariais ou organizacionais, tornando mais clara a sua aplicabilidade prática. Procura-se que os alunos compreendam e operacionalizem os conceitos teóricos e a sua aderência à realidade através da participação nas discussões dos casos práticos. Assim, as aulas combinam, essencialmente, duas metodologias: • Exposições: apresentação e conceitos, metodologias e técnicas ilustrados com aplicações práticas dos mesmos. • Casos práticos: análise de situações concretas tendo em vista a discussão participada das mesmas e o desenvolvimento da capacidade de decisão nesta área.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Teste | 40,00 |
| Trabalho de campo | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 70,00 |
| Estudo autónomo | 26,50 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho de investigação | 20,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 202,50 |
A aprovação na disciplina requer 1) a obtenção da classificação mínima de 8 valores em cada uma das provas de avaliação. 2) a participação nas sessões de apresentação e discussão dos trabalhos de grupo obrigatória. A falta às sessões de apresentação resultará numa redução de 10% da nota final do trabalho por sessão em falta.
Teste: 40% Trabalhos de grupo: 50% Participação oral nas aulas: 10%
Não há exame na época normal.
Composição dos grupos: 4-6 alunos.
Trabalhos de grupo: têm como objetivos globais (1)combinar a análise empírica de um caso prático com a investigação teórica do(s) tema(s) abordados pelo mesmo; (2) desenvolver as competências de elaboração, apresentação e discussão de relatórios.
Cada grupo realiza 2 trabalhos:
Trabalho 1: o trabalho é comum a todos os grupos. Todos os grupos devem avaliar a integração de práticas ambientais na estratégia e atividade da Faculdade de Economia do Porto e elaborar recomendações para a melhoria do desempenho ambiental da instituição.
O peso do trabalho na avaliação final é de 25%.
Trabalho 2: cada grupo analisa um caso empírico, no qual foca pelo menos um pontos da relação entre o ciclo de vida do produto e o Marketing. Pretende.se que cada grupo analise e apresente um exempo de empresa(s) ilustrativo de práticas particularmente positivas na variável de marketing que lhe seja atribuída; adicionalmente, a análise pode incluir outras dimensões da estratégia de marketing da(s) empresa(s) selecioanda. Os temas serão atribuídos aos grupos por ordem de manifestação de interesse a partir da data prevista para o efeito.
Na elaboração do trabalho, pretende-se que os grupos aprofundem a análise dos casos com alguma investigação e reflexão teórica. Cada elemento do grupo deverá pesquisar e analisar no mínimo um artigo científico. A ligação dos artigos científicos e a sua contribuição para a compreensão da temática o trabalho deve ser clara.
O peso do trabalho na avaliação final é de 25%.
Exame + Trabalho Individual