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Marketing Verde

Código: 2EGA04     Sigla: MARKV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EGA 42 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina tem como objectivo a compreensão por parte dos alunos das ferramentas conceptuais básicas de Marketing e da sua especificidade em actividades ligadas ao ambiente e à sustentabilidade. Pretende-se que os alunos desenvolvam capacidades de análise e de decisão sobre as principais variáveis de Marketing ambiental num processo integrado de gestão organizacional.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os alunos sejam capazes de:

1.Identificar as especificidades do marketing verde face ao marketing 'tradicional'

2.Analisar o contexto estratégico (externo e interno) que influencia as estratégias de marketing das organizações 

3.Tomar decisões integradas de marketing focadas em questões/produtos/serviços com forte componente ambiental

4.Elaborar planos de marketing

Devem ainda ser capazes de:

5.Trabalhar em equipa e avaliar o contributo dos vários elementos de grupo no processo de desenvolvimento do trabalho de grupo, da elaboração do relatório e da apresentação e discussão em sala

6.Realizar apresentações sintéticas, claras e apelativas 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Parte I – Introdução

  • Marketing e desenvolvimento sustentável
  • Marketing Interno e sustentabilidade
  • Motivações ‘verdes’ das empresas
  • Green Marketing vs. Greenwashing

Parte II – Estratégias Competitivas e o Marketing

  • Diagnóstico de mercado e da situação competitiva
  • Estratégias competitivas
  • Segmentação, Targeting e Posicionamento
  • Consumidores (Verdes)

Parte III – Eixos táticos do Marketing

  • O ciclo de vida de produto e o marketing
  • Produto
  • Preço/Promoção
  • Distribuição: canais de distribuição
  • Comunicação
  • Experiência de cliente
  • O marketing num contexto digital

Parte IV – O Plano de Marketing

Bibliografia Obrigatória

Fuller, D. A; Sustainable Marketing: Managerial-Ecological Issues, Sage Publications, 1999
Grant, J.; The Green Marketing Manifesto, John Wiley and Sons, 2007
Kotler, P. e Keller, K. L; A framework for Marketing Management, Prentice-Hall, 2007
Ottman, J. ; Marketing: Opportunity for Innovation, BookSurge LLC, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas combinam a apresentação dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina com a discussão de casos reais. Pretende-se, assim, analisar a forma como os conceitos e as técnicas são corporizadas em diferentes contextos empresariais ou organizacionais, tornando mais clara a sua aplicabilidade prática. Procura-se que os alunos compreendam e operacionalizem os conceitos teóricos e a sua aderência à realidade através da participação nas discussões dos casos práticos. Assim, as aulas combinam, essencialmente, duas metodologias: • Exposições: apresentação e conceitos, metodologias e técnicas ilustrados com aplicações práticas dos mesmos. • Casos práticos: análise de situações concretas tendo em vista a discussão participada das mesmas e o desenvolvimento da capacidade de decisão nesta área.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 40,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 70,00
Estudo autónomo 26,50
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 202,50

Obtenção de frequência

A aprovação na disciplina requer 1) a obtenção da classificação mínima de 8 valores em cada uma das provas de avaliação. 2) a participação nas sessões de apresentação e discussão dos trabalhos de grupo obrigatória. A falta às sessões de apresentação resultará numa redução de 10% da nota final do trabalho por sessão em falta. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste: 40% Trabalhos de grupo: 50% Participação oral nas aulas: 10%

Não há exame na época normal.

Provas e trabalhos especiais

Composição dos grupos: 4-6 alunos.

Trabalhos de grupo: têm como objetivos globais (1)combinar a análise empírica de um caso prático com a investigação teórica do(s) tema(s) abordados pelo mesmo; (2) desenvolver as competências de elaboração, apresentação e discussão de relatórios. 

Cada grupo realiza 2 trabalhos:

Trabalho 1: o trabalho é comum a todos os grupos. Todos os grupos devem avaliar a integração de práticas ambientais na estratégia e atividade da Faculdade de Economia do Porto e elaborar recomendações para a melhoria do desempenho ambiental da instituição.
O peso do trabalho na avaliação final é de 25%.

Trabalho 2: cada grupo analisa um caso empírico, no qual foca pelo menos um pontos da relação entre o ciclo de vida do produto e o Marketing. Pretende.se que cada grupo analise e apresente um exempo de empresa(s) ilustrativo de práticas particularmente positivas na variável de marketing que lhe seja atribuída; adicionalmente, a análise pode incluir outras dimensões da estratégia de marketing da(s) empresa(s) selecioanda. Os temas serão atribuídos aos grupos por ordem de manifestação de interesse a partir da data prevista para o efeito.
Na elaboração do trabalho, pretende-se que os grupos aprofundem a análise dos casos com alguma investigação e reflexão teórica. Cada elemento do grupo deverá pesquisar e analisar no mínimo um artigo científico. A ligação dos artigos científicos e a sua contribuição para a compreensão da temática o trabalho deve ser clara. 
O peso do trabalho na avaliação final é de 25%.


Melhoria de classificação

Exame + Trabalho Individual

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