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Economia da Inovação

Código: 1EC401     Sigla: EINOV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 126 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 42 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-04-01.

Campos alterados: Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A inovação é um dos mais importantes fenómenos económicos e empresariais do nosso tempo. Esta unidade curricular apresenta aos estudantes uma sólida compreensão dos fundamentos económicos da inovação, enfatizando duas abordagens complementares à inovação, a microeconómica e a macroeconómica. Assim, perspetiva a formação do estudante num quadro mais abrangente de interpretação de fenómenos de dinâmica económica, ao nível das empresas, das tecnologias, dos sectores e da economia no seu conjunto.




Resultados de aprendizagem e competências

No fim da unidade curricular é esperado que os estudantes adquiram uma formação aprofundada e atualizada no ramo da Economia da Inovação. Em concreto, os estudantes devem ser capazes de:

- Situar as principais teorias da inovação na abordagem da dinâmica económica de longo prazo;

- Aplicar conhecimento relevante de forma criativa;

- Avaliar a complexidade de várias perspectivas;

- Discutir e avaliar criticamente dados e políticas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Macroeconomia e Microeconomia

Programa

PARTE 1. FUNDAMENTOS E ESTADO DA ARTE DA INOVAÇÃO

1. Conceitos e medida

1.1. Invenção, inovação e difusão. Inovação tecnológica.

1.2. Taxonomias da inovação.

1.3. Indicadores de CT&I.

2. Fundamentos económicos da Economia da Inovação

2.1. Inovação na história do pensamento económico

2.2. Teoria neoclássica, teorias evolucionistas, abordagens (neo) schumpeterianas.

2.3. Debate "demand pull" vs. "technology push".

2.4. Adoção e difusão de tecnologias

3. Inovação numa perspetiva contemporânea

3.1. Drivers: externalidades de rede; o consumidor como inovador, co-criação e customização de massas na era da Indústria 4.0; a democratização da inovação e a relevância de outros atores

3.2. Inovação aberta: introdução

3.3. Inovação na era digital: novos modelos de negócio; as plataformas digitais

 

PARTE 2. ABORDAGEM MACROECONÓMICA, TERRITORIAL E POLÍTICAS DE INOVAÇÃO

1. Inovação e dinâmica macroeconómica

1.1. Inovação, crescimento económico e mudança estrutural

1.2. Ciclos longos e paradigmas tecno-económicos

1.3. Sistemas nacionais de inovação

1.4. Inovação e competitividade internacional - modelo do 'gap' tecnológico

 
2. Inovação, Redes e Território

2.1. A dimensão territorial dos processos de inovação

2.2. Clusters e modelos de inovação territorial

2.3. Para além dos clusters: redes globais e acesso remoto ao conhecimento

3. Políticas de inovação

 

Bibliografia Obrigatória

Swann G. M. Peter; The^economics of innovation. ISBN: 978-1-84844-027-2

Bibliografia Complementar

Argentino Pessoa; Economia da Inovação, CreateSpace, Charleston, SC, USA, 2014. ISBN: ISBN: 978-1503326675
Argentino Pessoa; Innovation and Knowledge Economics, CreateSpace, Charleston, SC, USA, 2012. ISBN: 978-1475088069 ((For the English Class; available either at the publisher (http://www.createspace.com/3833480) or at Amazon (http://www.amazon.com).))

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída é realizada através de:

1) 2 mini-testes, cada um valendo 15% da nota final; o 1º mini-teste incide sobre a 1ª parte do programa, e o 2º mini-teste incide sobre a 2ª parte do programa da disciplina. Os mini-testes serão administrados online através da plataforma Moodle, nas seguintes datas: 1ª mini teste às 08.30h do dia 14/4/2021; 2º mini-teste, às 08.30h do dia 26/5/2021 através da plataforma Modle.

2) Um teste global, que vale 70% da nota final, e cuja data coincide com a data do exame de época normal. Está previsto que seja a priori presencial, embora sempre sujeito às orientações governamentais e da Universidade e Faculdade quanto à evolução da pandemia COVID-19.



                     

Fórmula de cálculo da classificação final

 

Os estudantes podem optar por um de dois possíveis métodos de avaliação. Exame final ou avaliação distribuída sem exame final.

Se optar pela avaliação distribuída terá que realizar os três momentos descritos anteriormente.

A classificação final corresponderá à média ponderada dos 3 momentos de avaliação: 
15%*mini-teste1 + 15%*mini-teste2 + 70%*teste global

Na eventualidade da classificação do teste global ser superior à média ponderada dos 2 mini-testes+teste global, optaremos pela classificação do teste global, sempre optando pela classificação que seja mais favorável para os estudantes, estando assgurada a avaliação de toda a matéria lecionada na disciplina.

A aprovação exige a obtenção de uma classificação média igual ou superior a 9,5 valores e uma classificação em cada mini-teste não inferior a 6,0 valores.

Se o(a) estudante optar pelo exame final terá aprovação com uma classificação igual ou superior a 10 (numa escala de 0 a 20), significando que terá de conseguir uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento de avaliação de conhecimentos (RAC)

Melhoria de classificação

 De acordo com o regulamento de avaliação de conhecimentos (RAC)

Observações

Para poder usufruir do regime de avaliação distribuída, os estudantes terão que frequentar pelo menos 75% das aulas lecionadas em cada uma das 2 partes do programa.
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