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Comércio Internacional

Código: 1EC305     Sigla: CINT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 286 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A unidade curricular de Comércio Internacional visa fornecer aos estudantes um instrumental analítico compreensível e atualizado, necessário à compreensão dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam atualmente a economia mundial, assim como a capacidade de avaliar o impacto da política comercial externa na economia e nos seus diversos agentes.


Resultados de aprendizagem e competências

No final deste curso espera-se que os estudantes sejam capazes de:
i) Contextualizar o Comércio Internacional como ramo da Teoria Económica, e reconhecer a importância do comércio internacional e do investimento direto estrangeiro enquanto fenómenos da economia real.
ii) Interpretar dados estatísticos do comércio internacional através do recurso a indicadores.
iii) Perceber porque é que os países trocam entre si, familiarizando-se com as diferentes teorias que explicam os fluxos comerciais entre países.
iv) Compreender o papel dos salários, produtividade e taxa de câmbio na determinação do padrão de especialização produtiva dos países.
v) Compreender as importantes implicações que a teoria do comércio internacional tem para as decisões de localização das empresas.
vi) Descrever os instrumentos de política utilizados para influenciar os fluxos de comércio internacional e avaliar os respetivos efeitos de mercado e de bem-estar social.
vii) Identificar e explicar os argumentos que suportam que o comércio livre é benéfico para os países, pois aumentam o seu de bem-estar; Identificar e explicar os argumentos que sustentam que em determinadas circunstâncias as medidas protecionistas são superiores ao livre comércio.
viii) Descrever os desenvolvimentos no sistema de comércio mundial e perceber as implicações desses desenvolvimentos para as estratégias das empresas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Ter frequentado pelo menos uma disciplina de macro e de microeconomia.

Programa

Capítulo 1 - Introdução
1.1. O Comércio Internacional no contexto da Ciência Económica.
1.2. A evolução da economia mundial: globalização dos mercados e globalização da produção - comércio internacional e investimento direto estrangeiro (IDE).
1.3. Medidas/indicadores da internacionalização das economias e das empresas.

Capítulo 2 - Teorias do comércio internacional
2.1. Teorias baseadas na vantagem comparativa
2.1.1. Vantagem absoluta e vantagem comparativa: conceitos.
2.1.2. Os determinantes da vantagem comparativa: As diferenças de tecnologia (o modelo de Ricardo; a abordagem neo-tecnológica); As diferentes dotações fatoriais dos países (o modelo de Heckscher-Ohlin; a abordagem neo-factorial); As distintas condições da procura. Evidência empírica.
2.1.3. Vantagem comparativa e vantagem competitiva: o papel dos salários, produtividade e taxa de câmbio na determinação do padrão das trocas e do padrão de especialização produtiva.
2.2. Teorias explicativas das trocas intra-industriais:
2.2.1. O papel da procura: teoria da procura de Linder
2.2.2. Economias de escala e concorrência imperfeita.
2.3. Comércio internacional e crescimento económico.

Capítulo 3 - Política comercial externa
3.1. Instrumentos de política comercial externa.
3.2. Efeitos de mercado e de bem-estar associados às medidas de política comercial: análise custo-benefício em equilíbrio parcial.
3.3. Protecionismo versus livre comércio: custos e benefícios.
3.4. Integração económica e institucionalização das relações comerciais a nível internacional:
3.4.1. Conceito, formas e efeitos da integração económica.
3.4.2. A Organização Mundial do Comércio e a liberalização das trocas internacionais.

Bibliografia Obrigatória

Ana Paula Africano de Sousa e Silva; Comércio internacional. ISBN: 978-972-40-7560-0
Paul Krugman e Maurice Obstfeld; International Economics, Pearson Higher Education, 10th edition, 2014
Thomas Pugel; International Economics, McGraw-Hill, 16th edition, 2016
Dennis Appleyard e Alfred Field; International Economics, McGraw-Hill, 8th edition, 2013

Bibliografia Complementar

Hill, Charles e Thomas Hult; International Business: Competing in the Global Marketplace, McGraw-Hill, 11th edition, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Exame Final ou Avaliação Distribuída

A avaliação distribuída requer:
1) a inscrição numa das turmas e o cumprimento da assiduidade nos termos do RAC - 75% das aulas lecionadas, exceto os trabalhadores estudantes;
2) Realização de 2 mini testes e de 1 teste (classificação mínima de 8 valores)



Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída:
Nota Final = 15%*MT1 + 20%*MT2 + 65%*MT3

A aprovação exige a Nota Final mínima de 10 valores, com os seguintes requisitos:
- mínimo 8 valores
- cumprimento da assiduidade.


Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exames finais que decorram fora da época normal, da época de recurso ou da época especial para conclusão do curso poderão ter a natureza de prova oral.

 

Melhoria de classificação

De acordo com RAC.

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